3 de setembro de 2025
PIB brasileiro cresce 3,2% em 12 meses e coloca país
Compartilhe:

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 3,2% nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esse desempenho, o país ocupa a sexta posição entre os membros do G20 que já divulgaram os resultados do segundo trimestre de 2025.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a economia brasileira cresceu 2,2%. Já em relação ao primeiro trimestre de 2025, a expansão foi de 0,4%, um ritmo menor que o registrado no início do ano, quando o avanço havia sido de 1,3%.

De acordo com análise da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, o Brasil aparece em sexto lugar no ranking do G20 tanto no acumulado de 12 meses quanto na comparação com o segundo trimestre de 2024. O grupo reúne 19 países, além da União Africana e da União Europeia, representando 85% da economia mundial e dois terços da população global.

No levantamento, a Índia lidera o crescimento em 12 meses, com alta de 6,8%, seguida por China (5,2%) e Indonésia (5%). O Brasil aparece logo atrás de Arábia Saudita (3,7%) e Turquia (3,3%). Já no ranking trimestral, o país ficou na nona colocação, atrás de economias como Indonésia, Estados Unidos e Arábia Saudita.

A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, explicou que a desaceleração é reflexo da política monetária restritiva do Banco Central, marcada por juros elevados para conter a inflação. O aperto no crédito, aliado ao aumento da inadimplência, tende a reduzir consumo e investimentos, esfriando a economia.

Para o terceiro trimestre, a SPE projeta um crescimento “pouco inferior” ao registrado entre abril e junho, mas avalia que fatores como a resiliência do mercado de trabalho, o pagamento de precatórios e a expansão recente do crédito consignado podem sustentar a atividade.

Mesmo assim, a secretaria revisou a projeção de crescimento para 2025, inicialmente estimada em 2,5%, e apontou “leve viés de baixa”, diante da desaceleração mais forte que a esperada no segundo trimestre e dos efeitos cumulativos da política monetária.

Leia também:

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/pib-brasileiro-cresce-32-em-12-meses-e-coloca-pais-em-6o-lugar-no-ranking-do-g20/