
Com as atividades do futebol profissional encerradas desde o término de sua participação no Campeonato Estadual, no mês de abril, o Moto Club, acreditando nas mudanças da Série D e sua reintegração no próximo ano, por conta da anunciada reformulação, vai começar a se planejar nos próximos dias.
Ciente da responsabilidade que o clube terá para montar um time capaz de fazer boa campanha, também no Estadual de 2026, o presidente Vitor Pflueger já prepara a prestação de contas que será apresentada ainda na primeira quinzena deste mês.
O Moto deverá completar 88 anos de fundação no próximo dia 12, e um dia antes, o Conselho Deliberativo estará reunido para tratar de vários assuntos, inclusive, sobre as próximas eleições da diretoria no biênio 2026/2027.
Um edital, neste sentido, está sendo publicado, por convocação do presidente do CD, Luís Carlos Almeida Matos. O atual presidente do Conselho Diretor, Vitor Pflueger, que assumiu após a renúncia de Mário Júnior, ainda não se manifestou se será candidato à reeleição.
Alguns conselheiros são favoráveis à permanência de Vitor no comando administrativo rubro-negro, mas ele já comentou recentemente que isso só será possível se tiver total apoio do Conselho Deliberativo e uma receita financeira que possibilite a montagem de uma equipe muito competitiva no ano que vem. Em 2026, o clube projeta um desempenho que garanta além do título maranhense, colocações que voltem a incluir o Papão nas copas do Nordeste e do Brasil no ano seguinte.
Série D
Os conselheiros motenses voltaram a se motivar depois que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, adiantou mudanças na Série D de 2026, com grandes possibilidades de aumento para 96 participantes, tendo, inicialmente, a presença dos 32 que passaram da primeira fase em 2025. O estado do Maranhão, desta forma, já teria como certos MAC, Sampaio e Imperatriz, abrindo-se mais duas vagas, que ficariam com IAPE, terceiro colocado neste ano, e Moto Club, quinto. Além disso, as chances de aumento do número de representantes maranhenses crescerá, principalmente se o MAC subir para a terceira divisão.
O objetivo das alterações a serem feitas na Série D é evitar que clubes tradicionais fiquem sem atividade durante longo tempo, o que tem impossibilitado a continuidade do calendário das competições profissionais nas federações. A ideia de criação da Série E está completamente descartada.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/de-olho-na-serie-d-moto-vai-marcar-eleicao/