
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar de uma reunião virtual, na segunda-feira (8/9), com líderes de países-membros do Brics para discutir o “tarifaço” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra os países do bloco de nações emergentes.
Por decisão de Trump, produtos brasileiros importados para os EUA passaram a ser taxados em 50%. Além do Brasil, as importações da Índia também sofreram tarifa de 50%, enquanto China e África do Sul tiveram tributação de 30% para produtos exportados aos EUA.
A videoconferência entre Lula e os líderes do Brics vinha sendo mencionada pelo presidente desde agosto. Nos últimos dias, ele telefonou para outros integrantes do bloco para articular uma reação conjunta à sobretaxa americana.
“Junto aos Brics, nós vamos fazer uma teleconferência que está sendo articulada para a gente discutir, dentro do Brics, o que a gente pode fazer para melhorar nossa relação entre todos os países que foram afetados”, declarou o presidente, em agosto, durante solenidade de anúncio da medida provisória (MP) Brasil Soberano, que atenua o impacto das tarifas.
Na ocasião, Lula afirmou ter conversado com líderes da China, Índia e Rússia, e que também pretende telefonar para os chefes de Estado da África do Sul, França e Alemanha.
“Eu vou falar com todo mundo, para eles se darem conta do que está acontecendo no mundo”, afirmou o presidente brasileiro.
Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/lula-participa-de-reuniao-virtual-do-brics-para-discutir-tarifaco-dos-eua/