
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá líderes dos setores de tecnologia e negócios em um encontro na Casa Branca nesta quinta-feira (4). CEOs das big techs, como Mark Zuckerberg (Meta), Sundar Pichai (Google) e Tim Cook (Apple), devem marcar presença. Já Elon Musk (SpaceX, X), que era aliado pessoal de Trump, não está na lista de convidados.
O encontro marca mais um capítulo na aproximação dos executivos do setor tech com o presidente americano. No início do ano, eles compareceram ao evento de posse do republicano, marcando o início de uma relação de proximidade.
Trump vai receber executivos das big techs
A primeira-dama, Melania Trump, está organizando um evento sobre inteligência artificial que acontece nesta quinta-feira na Casa Branca. Na sequência, Trump se reunirá com executivos de empresas de tecnologia separadamente, em um encontro no Rose Garden, o jardim de rosas da Casa Branca, como uma inauguração após a reforma.
De acordo com o site CNBC, a lista de convidados inclui:
- Mark Zuckerberg, CEO da Meta;
- Tim Cook, CEO da Apple;
- Bill Gates, fundador da Microsoft;
- Satya Nadella, CEO da Microsoft;
- Sam Altman, CEO da OpenAI;
- Greg Brockman, presidente da OpenAI;
- Sergey Brin, cofundador do Google;
- Sundar Pichai, CEO do Google;
- Safra Catz, CEO da Oracle;
- David Limp, CEO da Blue Origin;
- Shyam Sankar, diretor de tecnologia da Palantir;
- Alexandr Wang, cofundador da ScaleAI, que foi vendida para a Meta;
- Jared Isaacman, fundador da Shift4 Payments.
Isaacman chamou atenção na lista. O empresário também é piloto e já participou de missões comerciais da SpaceX. Ele estava cotado para assumir o comando da NASA este ano, mas teve sua indicação retirada pelo próprio Trump, em junho.

Elon Musk ficou de fora
A ausência de um nome também chamou atenção: Elon Musk, fundador da Tesla e SpaceX, não está na lista de convidados.
O bilionário era aliado pessoal do republicano, tendo ajudado na campanha de eleição, e chegou a assumir um cargo federal, no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). No entanto, ele se demitiu e criticou o tarifaço de Trump, travando uma verdadeira batalha pública com a Casa Branca (e com o presidente, pessolmente).
Você pode relembrar essa ‘briga’ completa aqui.

A aproximação de Trump e o setor de tecnologia
Desde o início do ano, os executivos da tecnologia estão se aproximando de Donald Trump. Inclusive, vários deles compareceram à posse do republicano, em uma tentativa de estabelecerem um laço de confiança com o novo presidente em uma época em que o setor tech é estratégico para os Estados Unidos.
Desde então, eles têm se mantido próximos do líder americano. Zuckerberg, por exemplo, apoiou Trump abertamente. Inclusive, a justificativa para o fim da moderação profissional da Meta adotou um discurso parecido com o do republicano: a da suposta liberdade de expressão e redução da censura, mesmo em publicações que vão contra as normas das plataformas (como discurso de ódio).
Leia mais:
- Trump adota uma nova estratégia: culpar a IA
- Elon Musk desistiu de criar partido político nos EUA?
- STF, Anatel, Banco Central: o que incomoda as big techs no Brasil
Tim Cook também se aproximou de Trump. A Apple produz iPhones e outros produtos fora dos Estados Unidos, e foi afetada pelo tarifaço. A relação entre Cook e o presidente rendeu investimentos massivos em infraestrutura e produção nos EUA. Saiba os detalhes aqui.
O post Trump receberá CEOs das big techs na Casa Branca; Musk não está na lista de convidados apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/04/pro/trump-recebera-ceos-das-big-techs-na-casa-branca-musk-nao-esta-na-lista-de-convidados/