
Os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s) nesse ano de 2025 revelaram mais uma promessa do judô maranhense: a atleta RKayara Rocha Ferreira, integrante do projeto social Farol dos Campeões, mantido pelo Porto São Luís.
A jovem judoca de apenas 13 anos conquistou a medalha de ouro na categoria Sub-15 Infantil e assegurou vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), além de uma vaga no Brasileiro de Judô.
O projeto Farol dos Campeões, mantido pelo Porto São Luís, oferece aulas gratuitas de judô, no contraturno escolar, a 60 crianças e jovens das comunidades do Cajueiro e Praia do Cajueiro, Andirobal, Sol Nascente, Guarimanduba e Rua Principal), Mãe Chica e adjacências realizadas na própria comunidade.
Criado há dois anos, já colhe resultados expressivos, dentro e fora do tatame. Sob orientação do Sensei Witaçuci Bezerra, o projeto tem transformado a rotina de crianças e jovens, ao unir esporte, disciplina e inclusão social.
“Esse foi o segundo ano que nossos alunos disputaram o JEM’s, e o resultado mostra a evolução do trabalho. Tivemos três judocas competindo e conquistamos a primeira campeã, a Rkayara, agora classificada para o JEB’s e para o Brasileiro de Judô em João Pessoa (PB). É uma atleta que inspira os colegas, mostrando que o judô pode ser muito mais que lazer: pode ser um passaporte para novas conquistas e oportunidades”, destacou o Sensei Witaçuci.
Uma história que inspira
Filha da costureira Zuleide de Jesus Rocha e do ferreiro-armador Wanderson Machado Ferreira, Rkayara é a primeira atleta da família a alcançar projeção no esporte. Além dela, o irmão Arthur Rocha, de 11 anos, também integra o projeto. Para a família, os benefícios vão muito além das medalhas e valem muito mais que ouro ou prata:
“O judô transformou a vida da minha filha. O comportamento dela melhorou muito, o desempenho dela na escola cresceu, e agora sentimos muito orgulho de ter uma campeã em casa, em todos os sentidos. Somos muito gratas ao Porto São Luís por tudo isso na vida da Rkayara, que antes era muito desorganizada e impaciente com o irmão. Depois do judô ela se tornou uma menina estudiosa, disciplinada e mais responsável, respeitosa e muito focada nos treinos, pois ela tem o objetivo de se tornar uma Sensei no futuro. Se não fosse o projeto ela não teria toda essa transformação pessoal. Nem temos palavras para agradecer ao Porto São Luís por tudo isso” declarou emocionada dona Zuleide, mãe da judoca.
A própria atleta reconhece o impacto do judô em sua vida:
“Estou muito feliz com essa conquista e treinando forte para o Brasileiro e para o JEBs. Às vezes penso que estou sonhando. Sou grata ao Porto São Luís e ao nosso Sensei por acreditarem em mim e nos darem essa chance. E sigo treinando para melhorar cada dia mais”, declarou Rkayara.
Compromisso com a transformação social
Para o Porto São Luís, o Farol dos Campeões integra o eixo esporte do seu Programa Social, que busca melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens, promovendo educação, disciplina e cidadania.
“O esporte tem um poder transformador. O resultado da Rkayara mostra como essa parceria entre comunidade e empresa pode mudar realidades, combater desigualdades e abrir novas perspectivas. Vamos acompanhar e apoiar a atleta nas próximas competições nacionais, sempre acreditando que o judô pode ser um caminho de inclusão e desenvolvimento”, afirmou Lívia Cândice, coordenadora socioambiental do Porto São Luís.
Com o ouro nos JEM’s e a vaga nos JEB’s e no Brasileiro, Rkayara se consolida como símbolo do potencial dos projetos sociais esportivos. Mais que medalhas, sua trajetória reflete esperança, disciplina e a construção de um futuro mais promissor para os jovens do Maranhão.
Fonte: https://oimparcial.com.br/esportes/2025/09/judoca-maranhense-conquista-vagas-para-o-jebs-e-para-o-brasileiro-de-judo/