
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) anunciou que está de licença médica para tratar um nódulo sólido no pulmão esquerdo, de 1,1 centímetro, que, segundo ele, pode evoluir para câncer. A autorização para o afastamento, por até 120 dias, foi aprovada pelo Senado na quinta-feira (4), após pedido feito em 28 de agosto.
Em uma publicação nas redes sociais, o parlamentar afirmou que tem enfrentado falta de ar, noites sem dormir e cansaço físico. Ele destacou ainda que seus pais também estão em tratamento contra câncer. “Uma tomografia mostrou um nódulo sólido no meu pulmão esquerdo. É algo que precisa de acompanhamento rigoroso, pois pode evoluir para um câncer. Nunca fumei, nunca tive hábitos que prejudicassem minha saúde”, escreveu.
A licença médica coloca em segundo plano a movimentação política em torno da possível suspensão do mandato de Do Val. O senador é alvo de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, determinadas após operação da Polícia Federal. A oposição chegou a pressionar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para pedir ao Supremo Tribunal Federal a revisão das restrições.
Nos bastidores, havia também articulações para que a comissão diretora do Senado, sob comando de Alcolumbre, analisasse um pedido de suspensão do mandato de Marcos do Val, formulado a partir da atuação do procurador da Casa, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Com a licença aprovada, esse debate deve ficar em segundo plano até o retorno do parlamentar.
Leia também:
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/senador-marcos-do-val-tira-licenca-medica-para-tratar-nodulo-no-pulmao/