6 de setembro de 2025
“Talvez gostemos de um ditador”, diz Trump sobre americanos
Compartilhe:

Após o Texas, o estado do Missouri iniciou nesta quinta-feira (5) o processo de alteração dos distritos eleitorais com o objetivo de aumentar as cadeiras do Partido Republicano nas eleições legislativas de 2026. A prática, conhecida como “gerrymandering” ou manipulação eleitoral, tem sido pressionada pelo ex-presidente Donald Trump, que busca garantir vantagem para seu partido na Câmara dos Representantes.

“Os valores conservadores e de senso comum do Missouri devem ser verdadeiramente representados em todos os níveis de governo, e o Mapa Missouri oferece exatamente isso”, afirmou o governador republicano Mike Kehoe.

Críticos apontam que a estratégia corrói a democracia estadunidense. O professor emérito de história da Universidade de Brown, James N. Green, comentou que Trump teme perder a maioria no parlamento em 2026:

“Historicamente, desde 1938, o presidente sempre perde algumas cadeiras na Câmara nas eleições ao Legislativo entre as eleições presidenciais. Ele tem medo de perder o controle da Câmara. A maioria dele é de apenas três deputados republicanos. Se ele perder a Câmara, ele não pode iniciar a análise do orçamento sem o apoio dos democratas.”

No Texas, alterando os distritos, o estado aumentou em cinco o número de deputados na Câmara. O deputado democrata Vince Perez criticou o novo mapa, afirmando que ele reduz o peso dos votos de eleitores negros e hispânicos:

“Hoje, hispânicos e texanos brancos representam cerca de 40% da população do nosso estado. No entanto, segundo este mapa proposto, 26 dos 38 distritos eleitorais — 70% da nossa delegação — serão controlados por distritos de maioria branca.”

James Green explicou que a manipulação eleitoral consiste em dividir áreas com maior concentração de eleitores opositores e redistribuí-los entre distritos dominados por republicanos, garantindo vantagem política.

“O sistema americano não é nada democrático. O sistema brasileiro é mais democrático. E o discurso americano de maior democracia é papo furado.”

Enquanto isso, estados democratas, como a Califórnia, planejam redesenhar seus distritos para contrabalançar as mudanças nos estados republicanos, mas precisam seguir leis mais rígidas, incluindo referendo em novembro.

A pressão de Trump também alcança Indiana, Flórida e Ohio, enquanto Illinois, Nova York e Maryland avaliam ajustes para se contrapor às estratégias republicanas.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/pressao-de-trump-fortalece-pratica-de-manipulacao-eleitoral-nos-eua/