6 de setembro de 2025
Portuguesa Mota-Engil vence leilão e vai construir primeiro túnel submerso
Compartilhe:

A empresa portuguesa Mota-Engil foi a vencedora do leilão realizado nesta sexta-feira (5), na B3, e ficará responsável pela construção e operação do túnel que ligará Santos e Guarujá, no litoral paulista. A obra, prometida há 100 anos, terá investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, com recursos conjuntos do governo federal e do estadual. A Mota-Engil ofereceu 0,5% de desconto na contraprestação anual do poder público, que pode chegar a R$ 438,3 milhões ao ano, enquanto a concorrente Acciona não ofereceu desconto.

Autoridades celebram acordo
O vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador Tarcísio de Freitas e o ministro Silvio Costa Filho participaram da assinatura da concessão. Durante o evento, destacaram a importância da parceria entre União e estado, superando diferenças políticas em prol do projeto. Fernando Haddad, ministro da Fazenda, ressaltou que a obra é um exemplo de cooperação e espírito republicano.

Detalhes da obra
Com 1,5 km de extensão, incluindo 870 metros submersos, o túnel será a primeira travessia submersa do país e a maior da América Latina. A estrutura passará por baixo do canal do Porto de Santos, a uma profundidade mínima de 21 metros, com três faixas de rolamento por sentido, ciclovia, passagem para pedestres e faixa adaptável para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A travessia deve durar menos de cinco minutos.

Prazo e operação
As obras devem começar em 2026. Os primeiros acessos e obras de mobilidade serão concluídos em 2030, mas a operação completa está prevista apenas para 2038. O pedágio será cobrado pelo sistema free flow, sem guichês, e ciclistas e pedestres não pagarão tarifa. Receita adicional poderá ser obtida por meio de publicidade e serviços correlatos.

Construção em docas secas
A obra será iniciada com preparação do solo e construção de módulos em docas secas. Estruturas de concreto armado serão levadas até o canal, submersas e fixadas, sem interromper o tráfego de navios. O projeto inclui não apenas o túnel, mas também acessos urbanos e edifícios administrativos.

Obra centenária finalmente sai do papel
O projeto do túnel Santos-Guarujá surgiu na década de 1920. Diversos ex-governadores prometeram realizá-lo sem sucesso. Estudos recentes apontaram que a travessia submersa é mais adequada que ponte, devido à altura de navios e vulnerabilidade a condições climáticas. A expectativa é que a obra reduza congestionamentos nas rodovias e balsas, garantindo maior eficiência no transporte de cargas pelo Porto de Santos.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/portuguesa-mota-engil-vence-leilao-e-vai-construir-primeiro-tunel-submerso-do-brasil-entre-santos-e-guaruja/