7 de setembro de 2025
Sem Alcolumbre e Barroso, Lula puxa 7 de Setembro com
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não contará com a presença dos presidentes do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, no desfile de 7 de Setembro, em Brasília. O mote escolhido pelo governo para este ano é “Brasil Soberano”, com foco na defesa institucional do Executivo, Legislativo e Judiciário diante do que o Planalto classifica como uma ofensiva intervencionista dos Estados Unidos.

Alcolumbre acompanhará as celebrações no Amapá, enquanto Barroso cumpre agenda na França em representação ao STF. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não divulgou oficialmente sua agenda, mas deve permanecer na Paraíba. Fontes apontam que o vice-presidente do STF, Edson Fachin, também não comparecerá. Até o momento, nenhum dos demais ministros da Corte confirmou presença.

Em 2024, seis ministros do STF participaram das celebrações em Brasília, ao lado de Lula, assim como o então presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Após o desfile, as autoridades foram recebidas para um almoço no Palácio da Alvorada.

Neste ano, em contexto pré-eleitoral e sob impacto do tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, o desfile terá forte conotação política. O evento cívico-militar será dividido em quatro eixos: Brasil dos Brasileiros (soberania nacional), COP30, Novo PAC e Brasil do Futuro.

Leia também:

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/sem-alcolumbre-e-barroso-lula-puxa-7-de-setembro-com-foco-em-brasil-soberano/