8 de setembro de 2025
Manifestantes promovem carreata em apoio a Bolsonaro em São Luís
Compartilhe:

Na manhã deste domingo (7), manifestantes realizaram uma motociata e carreata em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, em São Luís. O ato teve concentração inicial na Avenida Daniel de La Touche, no bairro Cohama, e seguiu até o Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia.

Vestidos de verde e amarelo, os participantes empunhavam bandeiras do Brasil, de Israel e dos Estados Unidos, além de cartazes. Durante o percurso, cerca de 300 pessoas entoaram palavras de ordem pedindo anistia para Bolsonaro, para envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e mudanças na condução do país.

Segundo os organizadores, o movimento também foi uma manifestação contra o que chamam de perseguição política, censura e autoritarismo. A concentração começou por volta das 9h, e às 10h o grupo iniciou o trajeto com cerca de 50 carros e mais de 60 motocicletas. O percurso incluiu a Avenida dos Holandeses e as avenidas dos Sambaquis e Dr. Jackson Kepler Lago, até a região do Espigão, onde o ato foi encerrado. A mobilização foi organizada por grupos de direita do Maranhão.

Julgamento no STF e discussão sobre anistia no Congresso

Na última terça-feira (2), o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento de Jair Bolsonaro e mais sete acusados de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A análise deve ser concluída até sexta-feira (12).

Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por descumprimento de medidas restritivas. Caso seja condenado, pode enfrentar até 43 anos de prisão. Ele também já está inelegível, após condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político.

Enquanto isso, cresce na Câmara dos Deputados a pressão pela votação de uma proposta de anistia a condenados por crimes contra a democracia. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda não levou o tema ao plenário, mas enfrenta articulações de aliados do ex-presidente.

O PL, partido de Bolsonaro, e setores do Centrão são os principais defensores da medida. União Brasil e PP, que recentemente romperam com o governo, também aderiram à campanha pela anistia. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve em Brasília para tentar persuadir Motta a pautar o projeto.

Não há consenso sobre o alcance da anistia. Enquanto aliados de Bolsonaro defendem uma proposta ampla, que incluiria o ex-presidente, o Senado discute um texto alternativo, que exclui Bolsonaro e prevê apenas a redução de penas para condenados.

O governo federal se posiciona contra a medida, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu mobilização social para impedir que a proposta avance.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/09/manifestantes-promovem-carreata-em-apoio-a-bolsonaro-em-sao-luis/