
Na véspera da retomada do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal, o governo Donald Trump voltou a atacar o ministro Alexandre de Moraes. Em publicação no X (ex-Twitter), o subsecretário para Diplomacia Pública do Departamento de Estado, Darren Beattie, citou o Dia da Independência do Brasil como símbolo de apoio ao “povo brasileiro que busca preservar os valores de liberdade e justiça”.
Críticas diretas a Moraes
Beattie afirmou que “os abusos de autoridade” atribuídos ao magistrado têm “minado liberdades fundamentais” e garantiu que Washington seguirá aplicando medidas contra ele e outras autoridades. A declaração elevou a expectativa de aliados de Bolsonaro de que novas sanções sejam anunciadas em breve.
Ato bolsonarista com bandeiras dos EUA
No último domingo (7), durante manifestação na Avenida Paulista, apoiadores do ex-presidente exibiram bandeiras americanas ao lado de símbolos nacionais, reforçando a conexão do movimento com o discurso de Trump.
Medidas em estudo
Entre as ações em análise pelo governo americano estão restrições adicionais de vistos, inclusive contra familiares de ministros do STF, e punições financeiras. Viviane Barci, esposa de Moraes, estaria entre os alvos. Também há discussões sobre suspender parte das 700 exceções às tarifas de 50% aplicadas sobre produtos importados do Brasil.
Trump endurece o tom contra o Brasil
Na semana passada, Trump justificou a sobretaxa sobre exportações brasileiras alegando que o país “mudou radicalmente para a esquerda”. Em entrevista no Salão Oval, afirmou que a guinada política estaria “machucando muito o Brasil” e que novas medidas podem ser tomadas, inclusive em relação a delegações que participarão da Assembleia-Geral da ONU.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/trump-usa-7-de-setembro-para-reforcar-criticas-a-alexandre-de-moraes-e-promete-novas-sancoes/