
Para fortalecer o enfrentamento ao sarampo na Grande Ilha, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibilizará, nesta quinta (11) e sexta-feira (12), um stand de multivacinação no Shopping Rua Grande, no Centro de São Luís.
O espaço vai funcionar das 9h às 17h, no 1º piso. A iniciativa faz parte da mobilização “Xô Sarampo” e também disponibilizará todas as doses do Calendário Vacinal.
“O stand de multivacinação é uma importante estratégia que tem como objetivo proteger a nossa população contra o sarampo e outras doenças evitáveis por vacina. Além de facilitar o acesso das pessoas aos imunizantes, nossa intenção é alcançar os não vacinados ou aqueles que estão com o esquema de imunização em situação irregular, a fim de que atualizem a caderneta, garantindo proteção tanto para si como para a sociedade”, afirmou a superintendente de Epidemiologia da SES, Dalila Santos.
A imunização contra a doença está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. Para se vacinar, é importante ter em mãos a carteira de imunização e um documento oficial com foto para identificação.
A população também poderá ter acesso à dose contra o sarampo e às demais doses do Calendário Vacinal nas salas de vacinação das Policlínicas Cidade Operária, Vila Luizão e Vinhais, e nos Hospitais Dr. Genésio Rêgo e Aquiles Lisboa (HAL), bem como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 217 municípios maranhenses.
“O Governo do Estado tem intensificado a vacinação contra o sarampo no intuito de aumentar a cobertura vacinal em pessoas de seis meses a 59 anos de idade. Para isso, o diálogo com os municípios tem se mostrado fundamental para que a temática ganhe cada vez mais espaço nos 217 municípios do nosso estado”, pontuou a chefe do Departamento de Atenção às Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo.
A doença
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus do gênero Morbillivirus. Os principais sintomas são tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz entupido ou escorrendo e mal-estar intenso.
Altamente contagiosa, a transmissão ocorre pela via respiratória, por gotículas e aerossóis (tossir, espirrar, falar ou respirar), com período de incubação de 7 a 21 dias (média de 10 dias para febre e 14 dias para exantema).
O tratamento contra o sarampo consiste no combate aos sintomas, por meio do uso de antitérmicos, hidratação oral, alimentação balanceada, higiene corporal e ingestão de vitamina A.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/saude/2025/09/acao-xo-sarampo-promove-multivacinacao-no-shopping-rua-grande-nesta-quinta-e-sexta-feira/