10 de setembro de 2025
Maranhão firma convênio com BNDES e garante recursos para proteção
Compartilhe:

Está em andamento importante convênio do Governo do Maranhão, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), firmado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que integra o Fundo Amazônia.

O acordo garante investimento de R$ 45 milhões para ações estratégicas de proteção ambiental e defesa civil no estado, na região da Amazônia Legal.

Para garantir a execução adequada dos recursos, o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, instituiu a Comissão de Execução e Prestação de Contas do Fundo Amazônia (CEPFA). A medida assegura melhor execução dos trâmites legais e mais transparência nos investimentos. “Este é um avanço estratégico no plano de reaparelhamento do Corpo de Bombeiros. Estamos elevando a capacidade operacional da corporação para enfrentar, com mais eficiência, os desafios ambientais e urbanos com mais eficiência”, ressalta o coronel Célio Roberto.

Como resultado da atuação da comissão, a primeira parcela dos recursos – no valor de R$ 22 milhões – já consta em conta institucional. A aplicação efetiva ocorrerá após finalizarem os processos legais, que incluem apresentação de documentações e análise pelos órgãos competentes. “Nossa missão é assegurar que cada centavo seja aplicado com responsabilidade e que os resultados cheguem às comunidades maranhenses”, destacou o coordenador da CEPFA, coronel José Ribamar Silva Júnior.

Parte expressiva dos recursos vão reforçar as ações da operação Maranhão Sem Queimadas – Protetores do Bioma, uma iniciativa em curso que já alcança cerca de 100 municípios maranhenses afetados pelos incêndios florestais.

A operação envolve ações preventivas e de resposta rápida aos focos de calor, com objetivo de preservar o meio ambiente e a vida das populações diretamente impactadas.

Além do combate às queimadas, o convênio também prevê investimentos na aquisição de novos veículos e equipamentos para aprimorar o atendimento a emergências urbanas e no treinamento especializado dos profissionais da corporação. “Este convênio é um investimento em cidadania e desenvolvimento sustentável”, enfatiza o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/meio-ambiente/2025/09/maranhao-firma-convenio-com-bndes-e-garante-recursos-para-protecao-ambiental/