10 de setembro de 2025
Operação Shamar resulta em mais de 12 mil prisões e
Compartilhe:

Entre 1º de agosto e 4 de setembro, a Operação Shamar cumpriu mais de 12 mil prisões em todo o país, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação teve como foco o enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio.

De acordo com o levantamento, além das prisões, foram atendidas 81.368 vítimas de violência doméstica e familiar, e 53.188 medidas protetivas de urgência foram acompanhadas durante o período da operação.

As forças de segurança também apreenderam 2 kg de drogas, 632 armas de fogo, 11.902 munições e 648 armas brancas, instrumentos que, segundo os investigadores, poderiam ser utilizados em crimes relacionados à violência doméstica.

Prevenção e conscientização

O Ministério da Justiça destacou que a iniciativa não se limitou às ações de repressão. Foram promovidas atividades de prevenção e conscientização em escolas, comunidades e espaços públicos, alcançando cerca de 13,6 milhões de pessoas em todo o Brasil.

“Foram realizadas palestras, rodas de conversa e distribuição de material informativo em espaços públicos, escolas e comunidades, alcançando diretamente 13,6 milhões de pessoas em todo o Brasil”, informou o ministério.

Essas atividades tiveram como objetivo estimular a denúncia de casos, fortalecer a rede de apoio e ampliar o debate sobre igualdade de gênero.

Integração entre instituições

Segundo o ministério, 65.628 agentes de segurança pública participaram da operação, que resultou em 181.267 procedimentos operacionais.

De acordo com o diretor da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Rodney da Silva, a Operação Shamar representa “um marco da integração entre polícias civis, militares, técnico-científicas, penais, bombeiros e guardas municipais, que atuaram lado a lado com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a sociedade civil”.

Ele reforçou ainda que a prevenção, a repressão qualificada e o diálogo são “pilares para que se rompa o ciclo de violência e protegermos quem mais precisa”.

*Fonte: Agência Brasil

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/09/operacao-shamar-resulta-em-mais-de-12-mil-prisoes-e-amplia-rede-de-protecao-a-mulheres/