
Internautas resgataram um vídeo de 2017 do então deputado estadual Paulo Ramos (Psol) xingando o ministro Luiz Fux, na esteira do voto do magistrado no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF. Nesta quarta-feira (10), Fux votou contra a prisão do ex-mandatário e de outros acusados de planejar um golpe contra a democracia.
Como era de se esperar, as redes sociais viraram um campo de batalha entre favoráveis e contrários à decisão. Não demorou para surgirem os memes e vídeos antigos envolvendo o ministro começarem a pipocar, incluindo o do polêmico ex-deputado.
“Luiz Fux ministro. Fuck you. Luiz foda-se. A expressão está no dicionário. O Dr. Luiz Foda-se está virando as costas e rasgando a Constituição. Está dizendo foda-se ao Estado democrático de direito”, diz Ramos no vídeo, na tribuna do velho Palácio Tiradentes. Alguns internautas contrários ao voto defendem que a postura combativa cairia como uma luva nos debates atuais — por outro lado, outros alegam desrespeito. “O futuro ainda é o passado. Nada mudou”, comentou um internauta.
Cabelo ou peruca?
Outro assunto que tem rendido pano para manga é a cabeleira do ministro. Não é de hoje que rolam especulações se o cabelo de Fux é real ou peruca, por conta do volume. A discussão passou inclusive na turma do Supremo, que já brincou com as suposições. Dizem os mais próximos, porém, que o cabelo é dele sim, fruto de cuidado e muita vaidade para manter tudo no jeito.
Bolsonaristas em defesa de Fux
O ministro, no entanto, não tem sido apenas alvo de memes e de favoráveis à condenação. Na outra ponta, a base bolsonarista tem reforçado o apoio a Fux. Mais cedo, o ex-procurador Deltan Dallagnol publicou em sua conta no X (antigo Twitter), a frase “In Fux we Trust” — “No Fux nós confiamos”. O post faz coro à perspectiva dos setores alinhados ao ex-presidente de que Fux hoje é um contrapeso aos demais ministros no julgamento, dando esperança de favorecimento na defesa dos acusados.
Michelle Bolsonaro (PL-DF), esposa de Jair, também saiu em defesa do ministro. Ela postou uma passagem bíblica — do livro de Provérbios, capítulo 6, versículos 16 a 19 —, no momento em que o voto de Fux estava sendo analisado. O trecho escolhido faz referência a atitudes como mentiras e injustiça. A ex-primeira-dama já havia declarado apoio ao magistrado em outras ocasiões.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/luiz-fo-se-internautas-resgatam-video-de-paulo-ramos-xingando-fux/