11 de setembro de 2025
Este é o crime cibernético mais comum no Brasil; saiba
Compartilhe:

Levantamento da empresa de segurança cibernética Kaspersky revela que o phishing é o crime cibernético mais comum no Brasil. Nos últimos 12 meses, foram 553 milhões de ataques do tipo, o que corresponde a quase três por habitante.

Este golpe virtual consiste no envio de um link malicioso por parte de criminosos para roubar informações sensíveis dos usuários. Os dados foram revelados durante a 15ª Semana de Cibersegurança, realizada na cidade Manaus.

Ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados (Imagem: SomYuZu/Shutterstock)

Brasil é o principal alvo dos criminosos

Os links maliciosos costumam ser enviados por e-mail, SMS, WhatsApp e demais redes sociais. Se o usuário clicar nele, um vírus invade o celular ou computador, e pode ter acesso a dados financeiros, por exemplo. Também é possível que a própria vítima passa as informações solicitadas no link, acreditando tratar-se de algum tipo de atualização necessária.

Segundo a Kaspersky, foram bloqueados 1,3 bilhão de tentativas de phishing nos últimos 12 meses, de julho de 2024 a agosto de 2025, em toda a América Latina. São 3,5 milhões de ataques por dia, 145 mil por hora e 2.400 por minuto.

Imagem-conceito para phishing de assistente virtual do INSS
Phishing consiste no envio de um link malicioso para roubar informações dos usuários (Imagem: Andrea Danti/Shutterstock)

O Brasil acaba sendo o principal alvo dos cibercriminosos devido ao seu tamanho e importância na região. Além disso, os golpistas tentam se aproveitar da baixa educação digital e do pouco interesse dos brasileiros por ferramentas de segurança cibernética. As informações são da Folha de São Paulo.

Na América Latina, as questões de privacidade ainda não são importantes, muita gente não se importa em compartilhar os dados nas suas redes sociais, muito menos usar VPN para se proteger.

Fábio Assolini, diretor de pesquisa e análises da Kaspersky para a América Latina

Leia mais

  • Criminosos usam CNH para aplicar golpes; saiba como se proteger
  • 5 armadilhas que hackers usam para te enganar por e-mail
  • Golpistas usam espelhamento de tela para roubar contas do WhatsApp
Computador seguro
Existem formas de se proteger destes golpes (Imagem: @vecstock/Freepik)

Como se proteger dos ataques

  • A principal dica dos especialistas da Kaspersky é ter um sistema antivírus que bloqueie as ações dos golpistas.
  • Também deve-se sempre desconfiar e evitar clicar em qualquer link suspeito.
  • Outra recomendação é aplicar as atualizações dos sistemas operacionais e dos aplicativos, conforme orientação dos fabricantes.
  • Para obter uma camada extra de segurança, nunca salve qualquer senha no navegador.

O post Este é o crime cibernético mais comum no Brasil; saiba como se proteger apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/11/seguranca/este-e-o-crime-cibernetico-mais-comum-no-brasil-saiba-como-se-proteger/