11 de setembro de 2025
“Nasci pra ser Dercy”, monólogo da premiada atriz Grace Gianoukas,
Compartilhe:

O palco do Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, recebe nos dias 13 e 14 de setembro o monólogo “Nasci pra ser Dercy”, estrelado por Grace Gianoukas. Sucesso de público e crítica desde a estreia em 2023, a montagem é dirigida e escrita por Kiko Rieser e presta homenagem à atriz Dercy Gonçalves (1907–2008), um dos maiores ícones do teatro e da comédia brasileira.

Com mais de 40 mil espectadores em circulação pelo Brasil, o espetáculo rendeu à protagonista os prêmios Shell e APCA de Melhor Atriz, além do I Love PRIO do Humor. Já Rieser foi reconhecido com o Prêmio Bibi Ferreira, na categoria Melhor Dramaturgia Original. A peça ainda recebeu indicações aos prêmios CENIM (Melhor Monólogo) e Miguel Arcanjo (Melhor Direção, Peça e Atriz).

Uma artista à frente de seu tempo

Com voz em off de Miguel Falabella, a montagem resgata a irreverência de Dercy, conhecida tanto pela espontaneidade e humor quanto pela ousadia em desafiar tabus. A trama parte de uma atriz em teste para interpretar a comediante e, a partir daí, mergulha em episódios que mostram como Dolores Gonçalves Costa – nome de batismo de Dercy – transformou sua dor pessoal em arte e alegria para o público brasileiro.

Grace Gianoukas como Dercy Gonçalves – (Foto: Divulgação)

Grace Gianoukas relata que o espetáculo lhe deu a oportunidade de aprofundar a pesquisa sobre Dercy e compreender a dimensão de sua trajetória. “Ela foi uma mulher que enfrentou sozinha o moralismo e a opressão da época, sem abrir mão da liberdade e da autenticidade. Admiro profundamente a força e a inteligência de Dercy”, afirmou a atriz.

Para o diretor Kiko Rieser, a obra é mais que uma homenagem: é um resgate histórico. “É surpreendente que, 17 anos após sua morte, Dercy ainda não tivesse recebido uma celebração no palco que tanto amou. Esse espetáculo é um gesto de gratidão a quem abriu caminho para tantas gerações”, disse.
 
SINOPSE
A peça começa com uma atriz, Vera, entrando no estúdio para fazer teste para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. Conforme vai dando suas falas, ela se revolta contra o roteiro, cheio de estereótipos. Sua mãe era grande fã de Dercy e por isso Vera cresceu conhecendo e sendo influenciada pelo exemplo dessa artista icônica. Ela então, transformando-se em Dercy, começa a mostrar quem realmente foi essa mulher à frente de seu tempo.
 
Serviço
Nasci pra ser Dercy
Local: Teatro Arthur Azevedo
Endereço: Rua do Sol, s/n – Centro, São Luís – MA
Data: 13 e 14 de setembro
Horário: Sábado, 20h; Domingo, 18h
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos: site Ingresso Digital e na bilheteria do teatro

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/nasci-pra-ser-dercy-monologo-da-premiada-atriz-grace-gianoukas-chega-ao-teatro-arthur-azevedo/