
O Imparcial conversou com Wanderson Cardoso, representante do evento Costelão dos Bode, que retorna a São Luís nesta fim de semana, em sua 2ª edição prometendo uma experiência ainda mais completa. O evento, organizado pela Loja Maçônica Beckman @beckman0801.arls, acontece no próximo sábado (13), no Iate Clube De São Luís, e promete reunir boa gastronomia, música ao vivo e estrutura pensada para lazer em família. Além de promover a integração, solidariedade e fortalecimento dos laços fraternos junto a valorização da cultura local e da união comunitária.
De acordo com Wanderson Cardoso, a estreia no ano passado foi além do esperado. “O ano passado a gente contou com mais ou menos 250, 280 pessoas no evento. Não é só para maçom, é um evento aberto ao público em geral. A ideia é um local familiar, que a gente traga a família para se divertir”, explicou.
Ele reforça que, apesar do nome Costelão dos Bode, o cardápio não tem relação com bode. “Não, não é costela de bode, é costela bovina. Bode é referência à maçonaria. A gente chama de Costelão dos Bode porque quem organiza são os maçons”.
O ano passado a gente contou com mais ou menos 250, 280 pessoas no evento. Não é só para maçom, é um evento aberto ao público em geral. A ideia é um local familiar, que a gente traga a família para se divertir
Serão cinco horas de open food
A experiência da primeira edição motivou ajustes importantes. Cardoso lembra que o almoço, no ano passado, enfrentou um sol forte. “Ano passado a gente fez no horário do almoço e o sol ficou pesado. Para esse ano colocamos mais para o fim da tarde: começa às 15h e vai até as 20h. São cinco horas de open food”, disse. A programação também foi ampliada em diversidade gastronômica:
“Ano passado a gente fez a costela PA somente. E vimos que precisava dar uma encorpada no evento. Esse ano vamos ter estação de hambúrguer, risoto de camarão, carne de porco, porco inteiro assado, defumador com costela suína, joelho, picanha bovina, ancho, salmão”. Wanderson reforça que a área gastronômica conta 10 tipos de proteínas diferentes e diversos acompanhamentos. “Tentamos diversificar ao máximo a quantidade de proteína.” contou o produtor, durante a entrevista realizada pela Rádio O Imparcial.
Outro ponto que recebeu atenção especial foi a área kids, uma das primeiras preocupações da organização. “A primeira coisa que eu fechei ano passado foi a área kids”. No bate papo, Wanderson contou que ceder um local para que as crianças tenham conforto é uma de suas grandes preocupações. “Esse ano acrescentei mais um brinquedo inflável. Vão ser vários brinquedos e um monitor para cada um deles”, destacou.
As crianças até 10 anos terão entrada gratuita e contarão com pulseirinhas de identificação para garantir a segurança. “Até 10 anos não paga ingresso. Elas ganham pulseirinha de identificação e podem brincar à vontade, em segurança.”
A estrutura deste ano, na 2° edição do Costelão dos Bode, foi pensada para dar conforto aos participantes, em um ambiente coberto e confortável, ideal para curtir sem preocupação.
“A gente vai disponibilizar mesas e cadeiras. Quem quiser pode até levar a sua cadeira de praia, mas o local vai ter bastante opção. É um evento para descansar, conversar e curtir a família”, afirmou. A música, segundo ele, seguirá o mesmo padrão de qualidade da primeira edição. “Ano passado fomos muito elogiados. Tivemos uma banda boa, mas sem som alto demais. Esse ano seguimos na mesma pegada: música de qualidade, agradável, sem atrapalhar a conversa”.
Evento contará com 10 estações de proteínas
O evento contará com 10 estações de proteínas, comandadas por assadores reconhecidos da cena gastronômica local.
“São 10 assadores, todos aqui da região, como o Negro BBQ. Temos cortes como costela suína defumada, joelho, choripan, risoto de camarão, salmão, picanha suína e bovina, ancho, além do hambúrguer para as crianças”, enumerou Cardoso. Ele garante que não haverá repetições no cardápio. “Cada assador vai entregar um acompanhamento pertinente à sua proteína. Não vai ser nada repetido. Você pode pegar quantas vezes quiser, são cinco horas de open food”.

Para acompanhar as carnes, a organização preparou uma estrutura especial para bebidas. “Esse ano vamos ter espaço destinado só para drink, para aquela esposa que não bebe cerveja. Refrigerante, água e essas bebidas vão ser vendidas, mas estarão disponíveis para todos que queiram fazer uso.”
A estimativa é que o público chegue até 500/600 pessoas durante as 5 horas de open food, mas o organizador garante que se ultrapassar essa estimativa, estarão preparados “carne tem sobrando, bebida vai ter sobrando, brinquedo para as crianças vai ter. E o espaço comporta mais de mil pessoas. Então a gente está bem organizando”, afirma.
Sobre os horários, o evento inicia às 15horas, mas o acesso (mediante ingressos) não tem limite para entrar no evento. “O bom desse público é porque acaba sendo rotacional. O pessoal chega, se alimenta e depois vai embora e vai chegando mais pessoas. Então acaba que poderemos atingir o público nessa rotação”, revelou.
Cada assador vai entregar um acompanhamento pertinente à sua proteína. Não vai ser nada repetido. Você pode pegar quantas vezes quiser, são cinco horas de open food
Os ingressos estão disponíveis online através do site Even3, no link: https://www.even3.com.br/costelao-dos-bodes-2-edicao-594097/ e em pontos de venda físicos.
“Nós estamos com três pontos: na Eurobox Estética Automotiva/Ramiro’s Gastrobar na Av dos holandeses, 05 – ponta do farol- ao lado Drogasil da “bacabeirinha”; na Vital Pet, localizada na Avenida Beta, 9 sala 12, Armz armazenamento; e GARTZIA, localizado na Rua José do Patrocínio quadra 26 n°4 Cohama,4B, Proximo ao mac center e lotérica. Pelo Instagram do @costelãodosbode também é possível solicitar os ingressos pela dm ou o link na Bio do perfil.”, informou o organizador.
Os valores variam entre as modalidades de ingressos inteira e individual, casadinha, meia entrada e a opção de ingresso com copo térmico personalizado do evento.
Além de oferecer lazer e gastronomia, o Costelão dos Bode organizada pela loja Maçônica Beckman tem caráter beneficente. A maçonaria realiza projetos sociais anualmente e para Cardoso, esse é um dos principais diferenciais do encontro. “A ideia é proporcionar um dia agradável para as famílias e amigos e, ao mesmo tempo, contribuir com ações solidárias. É um momento de confraternização, mas também de compromisso social”.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/costelao-dos-bode-chega-a-2a-edicao/