
Das 17 edições da Série D, o futebol maranhense participa de todas e consegue seu quarto acesso, todos com quatro representantes diferentes. Primeiro foi o Sampaio Corrêa, que além de conseguir o acesso à Série C de 2013, levantou o título de maneira invicta. Em 2016, segundo acesso com o Moto Club de São Luís, que eliminou seus adversários em tempo normal de jogo, sem precisar de cobranças de penalidades. Em 2018 foi a vez do Imperatriz, eliminando América de Natal, Moto Club de São Luís e Manaus.
Agora foi a vez do MAC um dos times de menor pontuação entre os 32 na primeira fase da competição com 19 pontos. O time maqueano despachou a Tuna Luso no primeiro mata-mata, o Central no segundo, e no jogo do acesso liquidou com o time que tinha maior pontuação na competição no final da fase inicial, o ASA de Arapiraca.
No geral, é a oitava edição do mata-mata do acesso. Conseguindo o acesso em quatro oportunidades e quatro perdidos. Tudo começou em 2010, quando o Sampaio perdeu para o Guarany de Sobral, depois de eliminar o CSA no primeiro jogo.O time motense ficou em 2014 para o Tombense, campeão naquele ano e o MAC por duas vezes foi derrotado. Em 2017 pelo Operário do Paraná e em 2023 pelo Ferroviário do Ceará.
Em 2010, dos dois representantes (Sampaio e Jv Lideral), o time boliviano passou no primeiro mata-mata pelo CSA de Alagoas e ficou no segundo para o Guarany de Sobral, campeão da Série D daquele ano.
Eliminado
Em 2012 os mata-mata eram entre os 16 classificados na primeira fase da competição. O Sampaio eliminou o Vilhena com a conquista de um empate por 2 x 2 em Vilhena (RR), e uma vitória por 4 x 1 em São Luís. No segundo mata-mata, o do acesso, o time boliviano com dois empates diante do Mixto (MT), 1 x 1, em Cuiabá, o que lhe deu a conquista do acesso, pelo critério de gol na casa do adversário e o outro empate de 0 x 0 em São Luís.
Em 2014, o time motense ficou no segundo mata-mata para o Tombense-MG, que naquele ano levantou o título de campeão da série D de 2014. No primeiro, eliminou o Ituano de São Paulo. No segundo o Tombense de Minas Gerais. Foi eliminado na semifinal pelo Volta Redonda-RJ, campeão da série D daquele ano.
Em 2016, a vez do Moto. Já com o aumento do número de participantes para 68 clubes, passamos a precisar de três confrontos de mata-mata. O time motense ficou na semifinal para o Volta Redonda. Agora, em 2025, o MAC conquistou de maneira espetacular o acesso à Série C.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/quarto-acesso-do-maranhao-no-brasileiro/