11 de setembro de 2025
EUA relembram 24 anos dos atentados de 11 de setembro
Compartilhe:

Há exatos 24 anos, em 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos foram alvo de um dos ataques terroristas mais marcantes da história. Naquele dia, quatro aviões comerciais foram sequestrados por integrantes da organização extremista Al-Qaeda e lançados contra alvos norte-americanos.

Os ataques mais devastadores aconteceram em Nova York, quando duas aeronaves atingiram e destruíram as Torres Gêmeas do World Trade Center. Outro avião foi lançado contra o Pentágono, matando 184 pessoas, enquanto a quarta aeronave caiu em um campo na Pensilvânia, deixando 44 mortos. Ao todo, cerca de 3 mil pessoas perderam a vida e mais de 6 mil ficaram feridas.

Nesta quinta-feira (11/9), a Casa Branca reafirmou que o país mantém viva a memória da tragédia. “No 24º aniversário do 11 de setembro, homenageamos as vidas perdidas, os heróis que surgiram e a resiliência do espírito americano”, destacou em nota.

O então presidente Donald Trump também se pronunciou: “Hoje, como uma só nação, renovamos nosso voto sagrado de que jamais esqueceremos o 11 de setembro de 2001”.

A polícia de Nova York classificou o episódio como um dos dias “mais sombrios da nação norte-americana” e lembrou que centenas de agentes morreram nos ataques. A corporação também alertou que muitos socorristas ainda enfrentam problemas de saúde devido à exposição a toxinas liberadas nos escombros.

Já Kash Patel, diretor do FBI, reforçou que os ataques mudaram os rumos da história. “Há 24 anos, o mundo mudou para sempre quando terroristas atacaram brutalmente a paz e a segurança dos Estados Unidos. Mas, diante de tanta tragédia, vimos o melhor dos Estados Unidos responder”, afirmou.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/luto/2025/09/eua-relembram-24-anos-dos-atentados-de-11-de-setembro/