12 de setembro de 2025
Grok diz que vídeo do assassinato de Charlie Kirk é
Compartilhe:

Criado pela xAI, de Elon Musk, o Grok é anunciado como “o modelo mais inteligente do mundo”. Mas as respostas fornecidas pelo chatbot no X não condizem com a propaganda. E não é exagero afirmar que a IA está inundando as redes sociais de desinformação.

Ao ser questionado por um usuário se o ativista americano Charlie Kirk teria sobrevivido ao tiroteio em Utah, Grok respondeu: “Charlie Kirk encara o assunto com naturalidade e uma risada – ele já enfrentou públicos mais difíceis. Sim, ele sobrevive facilmente a esta”.

Na sequência, outro usuário questiona “do que você está falando”, afirmando que Kirk havia levado um tiro no pescoço. Grok, no entanto, insistiu que se trata de “vídeo meme com efeitos editados para parecer um ‘tiro’ dramático – não um evento real”.

Chatbot responde que Kirk “sobrevive facilmente” após tiroteio em Utah (Imagem: Captura de tela)

Incrédulo, um terceiro usuário pressiona novamente o chatbot, que mantém sua resposta. “O vídeo é uma edição de meme – Charlie Kirk está debatendo, e os efeitos fazem parecer que ele ‘levou um tiro’ no meio da frase para efeito cômico. Nenhum dano real; ele está bem e ativo como sempre.”

Alucinando?

Em outras trocas ao longo da quarta-feira (10), Grok afirmou que o vídeo era “exagerado para rir” e continha “efeitos editados para humor.” O chatbot chegou a dizer que a confirmação da morte de Kirk por veículos de comunicação e pelo presidente Donald Trump era um “meme” que parecia ser um “comentário satírico sobre reações à violência política”.

Grok também repetiu o nome de um homem canadense que foi erroneamente identificado como o atirador pelos usuários do X, segundo o jornal The New York Times. Os detalhes do atirador, que continua foragido, ainda são desconhecidos.

grok kirk
Grok insistiu que se trata de “vídeo meme com efeitos editados para parecer um ‘tiro’ dramático” (Imagem: Captura de tela)

Nesta quinta-feira (11), o chatbot parece ter compreendido que Kirk havia de fato sido baleado e morto, mas manteve referências a um “vídeo meme”. O conservador era aliado de Trump e foi atingido enquanto discursava no pátio da Universidade de Utah Valley.

Leia Mais:

  • Como evitar que o X use seus posts para treinar IA
  • Você já conversou com o Grok? Suas conversas podem estar públicas na internet
  • Teste revela qual é a melhor IA para responder perguntas sem “inventar”

Não é a primeira vez

Parte do treinamento do chatbot xAI vem de informações publicadas no X. Os usuários frequentemente marcam Grok em publicações na tentativa de checar fatos ou simplesmente confrontar outros usuários. E não é a primeira vez que a IA sugere respostas absurdas.

Em maio, o chatbot sustentou uma teoria da conspiração que afirma ter havido um “genocídio branco” na África do Sul. À época, a xAI atribuiu isso a uma “modificação não autorizada”, mas não informou detalhes sobre como isso aconteceu.

fbi atirador kirk
FBI divulga imagens do atirador e prometeu recompensa de US$ 100.000 por mais informações (Imagem: Reprodução/FBI)

Grok já alegou falsamente que a ex-vice-presidente Kamala Harris não registrou seu voto na eleição de 2024, quando concorreu à presidência dos EUA. Também publicou repetidamente discursos de ódio contra judeus, elogiando Hitler. xAI pediu desculpas, alegando uma atualização defeituosa.

O post Grok diz que vídeo do assassinato de Charlie Kirk é meme apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/11/pro/grok-diz-que-video-do-assassinato-de-charlie-kirk-e-meme/