
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh) realizará cerca de 2.200 atendimentos neste sábado (13). A iniciativa integra o esforço nacional “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” e contará com a participação dos 45 hospitais universitários da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil. A ação simultânea deve superar a marca dos 20 mil procedimentos em todo o país, sendo o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS), até então.
Na programação do HU-UFMA, os exames laboratoriais concentrarão o maior número de procedimentos. Também estão programadas, para o mesmo dia, cirurgias das especialidades de urologia, ortopedia, cirurgia geral, proctologia, vascular, ginecologia e oftalmologia, além de procedimentos de cardiologia intervencionista: cateterismo cardíaco e angioplastia, e exames de imagem, como: tomografias, mamografias, ressonância magnética, densitometria óssea e raio-x.
Os pacientes atendidos no mutirão são agendados conforme fila estabelecida pelo sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da própria regulação do HU-UFMA. Portanto, no dia do mutirão, não haverá atendimentos por demanda espontânea. O objetivo principal é reduzir as filas de exames e cirurgias eletivas do SUS, garantindo que pacientes que aguardam possam ter acesso ao cuidado necessário.
Com a mobilização do sábado (13/09), chamado de “Dia E”, o Hospital Universitário reforça a meta do programa “Agora Tem Especialistas”, do governo federal: zerar as filas do SUS e ampliar em 40% a produção de cirurgias eletivas ao longo do ano. Diversos mutirões já vêm sendo realizados e, somados a melhorias nos fluxos internos, têm possibilitado avanços no atendimento à população.
“O Dia E reforça o compromisso do HU-UFMA e da Rede Ebserh com a excelência na assistência à saúde e na formação de profissionais qualificados. Essa iniciativa fortalece o vínculo entre os hospitais universitários e a sociedade, incentivando o diálogo e a construção de soluções conjuntas para os desafios do SUS. Além disso, promove a integração com universidades, gestores de saúde e instituições parceiras, contribuindo para uma rede cada vez mais colaborativa, humanizada e eficiente”, afirma Joyce Santos Lages, superintendente do HU-UFMA.
Dia “E” Ebserh em Ação
O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/hospital-universitario-realiza-mutirao-com-cerca-de-2-200-atendimentos-entre-exames-e-cirurgias/