
Aposentados e pensionistas prejudicados pelas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social já receberam R$ 1,29 bilhão em ressarcimentos, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (12/9) pelo órgão.
Desde 24 de julho, mais de 2,3 milhões de beneficiários aderiram ao plano de devolução. Esse número corresponde a aproximadamente sete em cada dez segurados atingidos pelo esquema, que consistia em repasses irregulares de valores de aposentadorias e pensões para associações.
Segundo previsões do INSS, 99% dos aposentados e pensionistas que assinaram o acordo de ressarcimento terão recebido o dinheiro de volta. Os valores são pagos de forma integral, com correção pela inflação (IPCA), diretamente na conta onde o aposentado recebe o benefício.
Prisão do ‘Careca do INSS’
A divulgação parcial de reembolsos ocorreu no mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou a operação que prendeu Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Ele é apontado como um dos principais operadores das fraudes do sistema.
A PF apreendeu uma réplica do carro de Fórmula 1 pilotado por Ayrton Senna na McLaren, além de várias obras de arte, entre elas esculturas de caráter erótico.
Em fotos feitas pela corporação, aparecem também quadros, relógios e móveis de luxo, réplicas de aviões e de barcos, antiguidades, bebidas caras e até um boné do movimento Make America Great Again (MAGA), de apoiadores do presidente norte-americano Donald Trump (Republicano).
Além do Careca do INSS, a Polícia Federal prendeu outro suspeito e realizou 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Brasília e São Paulo. A operação da Polícia Federal teve autorização do Supremo Tribunal Federal.
*Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/09/fraude-no-inss-r-129-bilhao-ja-foi-ressarcido-a-aposentados-e-pensionistas/