14 de setembro de 2025
Bolsonaro chega a hospital no DF para remover lesões na
Compartilhe:

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou sua residência, em Brasília, na manhã deste domingo (14), para realizar procedimentos médicos no Hospital DF Star. A saída foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ocorreu sob escolta de um comboio da Polícia Federal.

Na porta da unidade de saúde, foi saudado por cerca de 30 apoiadores, aos gritos de ‘mito’.

De acordo com relatório médico enviado à Corte, Bolsonaro será submetido a um procedimento dermatológico para a remoção de lesões na pele. A autorização de Moraes determina que o ex-presidente permaneça na unidade de saúde apenas pelo tempo necessário ao atendimento, devendo retornar à prisão domiciliar em seguida.

Os advogados do ex-presidente têm até 48 horas após a realização dos procedimentos para apresentar atestado médico contendo data e horários dos atendimentos, conforme estabelecido na decisão judicial.

Maioria dos brasileiros é contra anistia e a favor de prisão

A maioria dos brasileiros é contra a proposta de anistia a Bolsonaro. Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (13), 54% dos entrevistados se opõem à ideia de o Congresso Nacional aprovar uma medida que livraria o ex-presidente da condenação por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes.

Por outro lado, 39% são favoráveis à anistia, enquanto 2% se declaram indiferentes e 4% não souberam opinar.

A pesquisa Datafolha foi realizada presencialmente nos dias 8 e 9 de setembro, em meio ao julgamento no Supremo. O instituto ouviu 2.005 eleitores em 113 cidades, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O Datafolha também investigou a opinião pública sobre o perdão aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Nesse caso, 61% dos brasileiros se mostram contrários a qualquer tipo de anistia, enquanto 33% apoiam o perdão. Outros 5% não souberam responder e 1% se disseram indiferentes.

Prisão é apoiada por maioria

A prisão de Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e crimes relacionados, é defendida por 50% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (13). Outros 43% se opõem à medida, e 7% não souberam responder.

A condenação foi definida na última quinta-feira (11), pela Primeira Turma do STF, após julgamento iniciado na semana anterior. Além de Jair, outros sete réus considerados parte do núcleo central da tentativa de golpe também foram considerados culpados.

Desde abril, a opinião pública sobre a prisão de Bolsonaro tem se mostrado relativamente estável. Na primeira medição, 52% eram a favor da prisão e 42% contrários. Em julho, houve um empate técnico (48% a 46%). Agora, o apoio à detenção volta a crescer.

Quem mais apoia a prisão

Entre os grupos que mais apoiam a prisão do ex-presidente, moradores do Nordeste lideram, com 62% a favor. Jovens de 16 a 24 anos e católicos também estão acima da média, ambos com 56% de apoio à medida.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-chega-a-hospital-no-df-para-remover-lesoes-na-pele/