A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes contra a democracia provocou uma forte reação dos Estados Unidos. O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou em entrevista à Fox News que o país dará uma resposta “na próxima semana ou algo assim” à decisão judicial.

Rubio acusou o STF de promover uma “campanha de opressão judicial” e disse que o “Estado de Direito está se desintegrando” no Brasil. O secretário criticou, em especial, o que chamou de “juízes ativistas” por perseguirem Bolsonaro e tentarem exercer controle sobre cidadãos americanos e empresas que atuam fora do Brasil.

O representante do governo norte-americano enfatizou que a resposta dos EUA virá não apenas por causa do julgamento em si, mas por ser mais um evento em uma escalada de ações que, segundo ele, têm afetado interesses e pessoas fora do Brasil.

A condenação de Bolsonaro, pelos crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, aprofundou as tensões diplomáticas, políticas e econômicas entre os dois países.

Leia também: