
Menos de uma semana após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou formalmente à Corte permissão para receber a visita do deputado Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), que é o relator do projeto de anistia na Câmara dos Deputados. O pedido, assinado pelos advogados de Bolsonaro, Celso Vilardi e Paulo da Cunha Bueno, justifica a necessidade de um “diálogo pessoal”.
A solicitação acontece um dia antes de uma importante reunião de líderes na Câmara, onde será discutido o futuro do projeto de anistia. A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja pressionar para que o texto seja votado em regime de urgência.
Valadares foi o relator do Projeto de Lei 2858 de 2022 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, onde deu parecer favorável à proposta em setembro do ano passado. Embora tenha relatado o tema na comissão, ele ainda não foi confirmado como relator no plenário, onde o projeto deve seguir com mudanças significativas.
Uma minuta de anistia, que circulou nas últimas semanas e seria de autoria do líder do Partido Liberal (PL), deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), prevê a anistia para o próprio ex-presidente Bolsonaro. A proposta ganhou força com a atuação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), em Brasília, durante o julgamento de Bolsonaro.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/bolsonaro-pede-autorizacao-ao-stf-para-visita-de-relator-da-anistia/