
A Associação Comercial do Maranhão (ACM) iniciou o trabalho de convocação de empresários sediados no bairro do São Francisco para uma reunião que acontecerá na próxima sexta-feira, 19 de setembro de 2025, e que tem entre seus objetivos debater sobre os diversos problemas que têm afetado diretamente o comércio da região. O encontro acontecerá a partir das 19h no prédio da loja Foto Sombra e será voltado principalmente para falar sobre os impactos da falta de segurança e de políticas públicas, que vêm contribuindo para o fechamento de diversas lojas no bairro e discutir estratégias que podem ser tomadas em busca de melhorias.
Conforme o presidente da ACM, Antônio Gaspar, em um levantamento feito pela entidade, cerca de 100 estabelecimentos comerciais fecharam as portas nos últimos meses, enfraquecendo a atividade econômica local. “Muitos comerciantes relatam prejuízos e dificuldades para manter seus estabelecimentos abertos, diante do aumento da criminalidade e da ausência de ações mais efetivas por parte do poder público”, observou o presidente.
Segundo o empresário Rafael Sombra, que também é diretor da ACM, e gestor comercial da loja Foto Sombra — instalada no São Francisco desde a década de 1980 —, as constantes mudanças no trânsito, principalmente na Avenida Castelo Branco, têm afastado a clientela, que sente dificuldades, sobretudo, para buscar estacionamento de forma segura. “Além disso, vemos a situação se agravar desde que foram colocadas faixas exclusivas para os ônibus. Muitos negócios ainda resistem por terem uma clientela fiel e atuarem em segmentos mais tradicionais ou até mesmo porque buscaram oferecer estacionamento em terrenos próximos. Mas a situação tem nos gerado muita aflição”, explicou.
O empresário, preocupado com os rumos das atividades comerciais no São Francisco está mobilizando os lojistas nos últimos dias para a reunião com a ACM para que, neste primeiro momento, os comerciantes apresentem suas demandas e sugestões e, a partir desse encontro, a entidade empresarial possa traçar estratégias conjuntas para uma espécie de revitalização do bairro. A proposta é reunir forças para cobrar ações concretas das autoridades e elaborar um plano de reavivamento para o São Francisco, que já foi uma das áreas comerciais mais movimentadas da cidade.
“Acreditamos que, por meio da nossa união e da articulação com o poder público, podemos encontrar soluções para recuperar o dinamismo do bairro e garantir mais segurança para todos”, afirmou Rafael Sombra.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/comercio-em-crise-no-sao-francisco-acm-convoca-reuniao-para-busca-por-solucoes/