
O ex-jogador e ex-técnico José de Ribamar Silva Miranda, mais conhecido como Professor Miranda ou “Gafanha”, oficializou, na tarde desta segunda-feira (15), a candidatura à presidência da Federação Maranhense de Basquete (FMB) para o quadriênio 2026/2029.
O registro da chapa “Tudo Pelo Basquete” foi feito na sede da entidade, localizada no bairro Monte Castelo, em São Luís.
Composição da chapa
A chapa é encabeçada por Professor Miranda e formada por:
- Vice-presidente: Alderico José Coelho
- 1º titular do Conselho Fiscal: José Alberto Belfort de Moraes Rêgo
- 2º titular: Raul José Duarte Goulart
- 3º titular: Marco Antônio de Oliveira Marques Pimentel
- 1º suplente: Paulo Roberto D´Avilla Alves
- 2º suplente: Jorge Attem Manpetti
- 3ª suplente: Elma Antonia Silva Miranda
Segundo o candidato, todos são ex-atletas que sempre incentivaram o esporte e possuem experiência, seriedade e compromisso com a gestão da modalidade.
A eleição está marcada para 15 de dezembro, às 15h, na sede da FMB.
Propostas
“Nossa meta é unir todas as forças, todos os clubes, montar escolinhas, além de contarmos com o apoio de empresas e parceiros que também querem investir. Queremos fazer com que o basquete do Maranhão volte para a base e chegue até o máster. Podem contar comigo, amigos basqueteiros. Nós iremos renovar todo o trabalho do basquete, que voltará a ter um grande nome e destaque nos cenários local e nacional, masculino e feminino”, afirmou Miranda.
Trajetória
Figura emblemática do basquete maranhense, Miranda foi homenageado em junho pela Assembleia Legislativa do Maranhão com a Medalha do Mérito Legislativo José Ribamar de Oliveira “Canhoteiro”, maior honraria concedida a desportistas e ex-desportistas que contribuíram de forma relevante para o esporte no estado.
Em 1969, entrou para a história como o primeiro atleta a realizar uma “enterrada” nos aros do Ginásio Costa Rodrigues. Como jogador, integrou a seleção maranhense, conquistando o Campeonato Norte-Nordeste e títulos nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).
Após encerrar a carreira de atleta, atuou como técnico, formando e inspirando novas gerações. Entre 1978 e 1982, foi o primeiro coordenador de esportes da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL), acompanhando a construção e implantação do Estádio Castelão e de seu complexo esportivo.
Miranda também participou da elaboração do plano de governo de João Castelo e integrou o grupo de trabalho que criou a SEDEL, chegando a gerir 32 escolinhas de várias modalidades esportivas.
Homenagens e eventos
No início deste ano, organizou com sucesso o I Encontro de Ex-Atletas e Amigos do Ginásio Costa Rodrigues, que reuniu centenas de esportistas, ex-desportistas e autoridades, entre elas o governador Carlos Brandão.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/ex-jogador-gafanha-e-candidato-a-presidencia-da-federacao-maranhense-de-basquete/