
A oitava edição da Festa Literária de Itapecuru Mirim (FLIM) já tem data marcada: de 5 a 8 de novembro, na Praça Gomes de Souza. Antes disso, o lançamento oficial ocorrerá nesta quarta (17), em São Luís, durante solenidade na Academia Maranhense de Letras (AML). O evento também marcará a posse de novos membros correspondentes da Academia Itapecurense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), organizadora do evento.
De acordo com Inaldo Lisboa, membro fundador da AICLA e escritor de peças teatrais, lançar a FLIM em São Luís é uma forma de ampliar a visibilidade da festa e inseri-la de vez no calendário cultural do estado. “Parece uma ideia ousada, mas o nosso objetivo se sustenta no fato de que as ações culturais do Maranhão estão todas concentradas na capital. Há falta de uma política cultural voltada para os municípios”, observou.
Essa busca por publicidade justifica-se pela necessidade de apoio financeiro e cultural para a realização do evento: “Por isso também a escolha da sede da Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz, 84, Centro), um local de divulgação da cultura do estado”, explicou o escritor.
Programação
A FLIM 2025 terá dois homenageados: o jornalista, historiador e político João Lisboa, considerado um dos grandes nomes da historiografia brasileira e que nasceu em área pertencente ao município de Itapecuru Mirim à época, e o compositor Nonato Buzar, maranhense responsável pela trilha sonora de grandes novelas e que teve sucessos eternizados nas vozes de importantes artistas nacionais. Ele está sepultado, como pediu em vida, em sua terra natal, Itapecuru Mirim.
A programação da festa em novembro será diversificada:
- a) Feira de Livro
- b) Shows com músicas de artistas itapecuruenses e maranhenses
- c) Performances poéticas
- d) Apresentações teatrais
- e) Danças
- f) Projeção de filmes
- g) Lançamentos de livros
- h) Exposição de artes visuais
- i) Palestras e Mesas redondas
A programação completa, ainda a ser divulgada, contará com a parceria do Sesc, que realizará rodas de conversa e workshops, além da presença da escritora infantojuvenil Lúcia Fidalgo e outras atrações.
Desafios e futuro
Para Inaldo Lisboa, um dos maiores legados da Festa Literária de Itapecuru Mirim é aproximar novos leitores e escritores. “Sempre tivemos grande participação das escolas e da comunidade. O público abraçou o evento, que hoje é aguardado com expectativa não só em Itapecuru, mas também em municípios vizinhos”, observou.
Criada em 2018 a FLIM enfrentou dificuldades financeiras nas primeiras edições, mas vem conquistando espaço e reconhecimento. Desde 2022, o evento é correalizado pela Prefeitura de Itapecuru e conta com a participação dos municípios de Anajatuba, Presidente Vargas e Vargem Grande.
“A primeira edição foi mais difícil ainda, porque não tínhamos nenhuma experiência em realizar um evento tão grande e com tantos detalhes.” afirmou o membro da Academia.
Inaldo Lisboa acredita que a posse dos novos membros correspondentes (aqueles que não são do município, mas possuem laços culturais com o município de Itapecuru Mirim), poderá ajudar no processo de levar a Festa Literária “além-fronteiras do município e quiçá do Estado do Maranhão.”
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/lancamento-da-8a-festa-literaria-de-itapecuru-mirim-acontece-nesta-quarta-17-na-aml/