
O governo federal vai lançar um modelo inédito de chamamento público para atrair empresas interessadas em recuperar e operar trechos ferroviários com pouco uso no Brasil. Um dos primeiros projetos em análise é a reativação da linha entre São Luís e Itapecuru Mirim, no Maranhão, que tem cerca de 100 km de extensão e é considerada estratégica para a logística da região.
A iniciativa, que integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), prevê que a ferrovia seja usada tanto para o transporte de cargas, facilitando o acesso ao Porto do Itaqui, quanto para o transporte de passageiros. A proposta busca criar uma alternativa ao transporte rodoviário, fortalecendo a conexão entre a capital e o interior do estado.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, o novo modelo de chamamento permitirá testar o interesse da iniciativa privada em investir na recuperação dessas linhas, sem comprometer de imediato o orçamento público. A empresa vencedora poderá ter a autorização para explorar o trecho por até 99 anos, com liberdade para desenvolver empreendimentos ao longo da ferrovia.
No Maranhão, o projeto é visto como uma oportunidade para integrar diferentes regiões do estado, impulsionar a logística do agronegócio e da produção industrial, além de beneficiar a mobilidade da população. Os primeiros chamamentos públicos estão previstos para serem lançados até 2026. Se não houver interessados, o governo federal pode considerar a possibilidade de investir recursos próprios para a recuperação das linhas.
Leia também:
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/governo-federal-planeja-recuperar-trecho-ferroviario-entre-sao-luis-e-itapecuru-mirim/