16 de setembro de 2025
Bolsonaro é levado a hospital em Brasília após mal-estar durante
Compartilhe:

Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar desde agosto, foi levado nesta terça-feira (16) ao hospital DF Star, em Brasília, após sentir mal-estar em casa. O ex-presidente chegou em comboio escoltado pela Polícia Penal do DF, acompanhado também por um helicóptero de apoio.

Segundo informações apresentadas pela defesa ao Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro realizou exames no fim de semana que detectaram anemia por deficiência de ferro. Uma tomografia de tórax também indicou resquícios de pneumonia por broncoaspiração. Durante o procedimento, foram retiradas oito lesões de pele no tronco e no braço direito, com reposição de ferro por via endovenosa.

Quadro de saúde fragilizado, diz médico

Os médicos destacaram ainda a necessidade de continuidade no tratamento para hipertensão, refluxo gastroesofágico e medidas de prevenção contra novos episódios de broncoaspiração. O cirurgião Cláudio Birolin, responsável por parte do acompanhamento clínico, afirmou que o paciente tem se alimentado de forma insuficiente e apresenta quadro de saúde fragilizado.

Na véspera, o ministro Alexandre de Moraes havia determinado que a Polícia Penal encaminhasse ao STF relatório detalhado sobre a escolta de Bolsonaro. O despacho questiona por que não houve retorno imediato à residência em passagem anterior por hospital, como previsto nas regras da prisão domiciliar.

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão, determinada pela Primeira Turma do STF, por tentativa de golpe de Estado após a derrota eleitoral de 2022. Mesmo sob restrições, tem mantido contato com apoiadores. Em aparições em hospitais, chegou a acenar a simpatizantes que entoavam o hino nacional.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/bolsonaro-e-levado-a-hospital-em-brasilia-apos-mal-estar-durante-prisao-domiciliar/