
Chuvas voltam a atingir o Centro-Sul do Brasil nesta quarta-feira (17), após semanas de tempo firme em várias regiões. As pancadas devem ser irregulares e localizadas, com maior chance no litoral do Sudeste e em áreas do Centro-Oeste. Nessas regiões, a combinação de calor e umidade favorece a formação de instabilidades.
Apesar do alívio momentâneo, os volumes de chuva previstos são baixos e não devem reverter o quadro de calor intenso. E a partir de quinta-feira (18), a sexta onda de calor de 2025 começa a se consolidar, segundo o G1.
Esta nova onda deve se estender até o início da próxima semana. As temperaturas ficarão entre 5 °C e 8 °C acima da média em várias áreas – entre elas, estados do Centro-Oeste e interior do Sudeste. Capitais como Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) devem registrar máximas elevadas, em alguns casos próximas aos 40 °C.
Previsão do tempo: como fica o clima nas regiões do Brasil
A previsão do tempo desta quarta (17) aponta instabilidades no Sul e no litoral do Sudeste, pancadas rápidas no Centro-Oeste e tempo firme em boa parte do Norte e do interior nordestino. Confira abaixo os destaques por região:
Sul
No Rio Grande do Sul, esta quarta tem variação entre 15 °C e 27 °C em Porto Alegre, com tempo firme. Na quinta, a temperatura sobe para 28 °C, mas as nuvens aumentam. A partir de sexta, áreas de instabilidade devem trazer chuva, trovoadas e risco de acumulados elevados, cenário que se prolonga até o fim de semana.
No Paraná, Curitiba registra máxima de 24 °C nesta quarta e chega a 25 °C na quinta. A sexta mantém temperaturas amenas, mas o sábado traz chance de pancadas, com máxima de 27 °C.
Em Santa Catarina, Florianópolis tem pancadas nesta quarta (24 °C), tempo mais estável na quinta (25 °C) e alternância de nuvens entre sexta (23 °C) e sábado (27 °C).
Entre o fim da semana e o início da próxima, um sistema de baixa pressão deve intensificar as chuvas no extremo sul do país. A expectativa é de temporais e acumulados significativos, especialmente no Rio Grande do Sul.
Sudeste
As instabilidades ganham força na região por causa de um sistema de baixa pressão no mar e de um cavado atmosférico, o que favorece a formação de nuvens carregadas. O fenômeno pode provocar pancadas de chuva localizadas, sobretudo no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no centro-sul de Minas Gerais.
Em Belo Horizonte (MG), a máxima prevista é de 30 °C, com pancadas à tarde e à noite. No Rio (RJ), esta quarta deve ter sol e aumento de nuvens, com chance de chuva passageira e máxima de 27 °C.
Em São Paulo (SP), o dia deve ser marcado por muitas nuvens, algumas aberturas de sol e baixa probabilidade de chuva, com máxima de 26 °C. Já em Vitória (ES), a previsão indica pancadas de chuva e trovoadas, com temperaturas em torno de 29 °C.
Centro-Oeste
A combinação de calor intenso e umidade vinda da Amazônia deve provocar pancadas rápidas e mal distribuídas em áreas do centro, oeste e norte de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Também há possibilidade de chuva isolada em Goiânia e no Distrito Federal, mas os volumes esperados são baixos.

Em Campo Grande (MS), os termômetros marcam 37 °C nesta quarta (17) e devem repetir o valor na quinta. Na sexta, a máxima segue em 37 °C, com chance de chuva rápida no fim do dia, que pode trazer um alívio momentâneo.
Cuiabá (MT) varia de 24 °C a 37 °C nesta quarta e pode alcançar 38 °C na quinta. Já Brasília (DF) e Goiânia (GO) devem registrar calor acima dos 33 °C, com baixa umidade e risco de desconforto térmico.
Nordeste
Na faixa leste da região, a umidade do oceano favorece pancadas rápidas em estados como Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
Salvador (BA) deve ter máxima de 29 °C com chuva passageira, enquanto Recife (PE) chega a 32 °C, também com precipitações ocasionais. Em Maceió (AL) e Natal (RN), a previsão indica sol entre nuvens e pancadas em alguns momentos, com máximas de 27 °C e 29 °C, respectivamente.
No interior, o cenário é de tempo firme e calor intenso. Teresina (PI) pode alcançar 36 °C e Fortaleza (CE) deve registrar 30 °C, sem previsão de chuva. No oeste da Bahia e em áreas do Piauí, o calorão deve ser sentido ainda mais, com temperaturas entre 36 °C e 38 °C e sensação térmica elevada.
Leia mais:
- Por que chove tanto em São Paulo?
- Mudanças climáticas: o que são e quais suas causas e efeitos no planeta
- Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas
Norte
As instabilidades continuam em parte da região. No Amazonas e em Roraima, há previsão de pancadas de chuva, especialmente no período da tarde e da noite. Em Manaus (AM), os termômetros podem chegar a 33 °C, com risco de chuva ao longo do dia. Já em Rio Branco (AC), a máxima prevista é de 31 °C, também com pancadas isoladas.
Em contrapartida, algumas capitais da faixa norte devem ter tempo firme. Belém (PA) e Macapá (AP) devem registrar céu aberto nesta quarta, com temperaturas que podem alcançar os 33 °C. Em Palmas (TO), a expectativa é de calor ainda mais intenso, com máximas que podem passar dos 40 °C.
O post Chuvas voltam a cair no Centro-Sul, mas uma nova onda de calor está chegando apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/17/ciencia-e-espaco/chuvas-voltam-a-cair-no-centro-sul-mas-uma-nova-onda-de-calor-esta-chegando/