A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Eurocyber, que investiga uma organização criminosa transnacional. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Imperatriz (MA) e Sítio Novo (MA). Foram apreendidos dispositivos eletrônicos, mídias, computadores, documentos e bloqueados todos os bens e valores relacionados ao investigado.

A ação é um desdobramento da Operação Eurogolpes e teve início a partir de cooperação policial com autoridades europeias. A investigação apura ataques cibernéticos contra contas bancárias em Portugal e na Espanha, com prejuízo total que supera € 7 milhões, valor equivalente a mais de R$ 35 milhões.

As apurações identificaram o operador técnico do esquema, responsável pelas ferramentas de fraude, como páginas falsas, e pela comercialização dos dados bancários e pessoais sensíveis das vítimas. O investigado mantinha comunicação direta com o núcleo financeiro da organização e recebia pagamentos pelas atividades por meio de contas bancárias e criptoativos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e estelionato eletrônico.

* Fonte: PF