17 de setembro de 2025
Donald Trump é recebido com pompa pela família real no
Compartilhe:

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou sua visita oficial ao Reino Unido nesta quarta-feira (17) com um dia de intensa pompa no Castelo de Windsor, ao lado da família real britânica. Ao desembarcar de helicóptero, Trump e sua esposa, Melania, foram recebidos pelo príncipe e princesa de Gales, William e Kate, além do rei Charles III e da rainha Camilla. A visita acontece a portas fechadas e longe das multidões, em sua segunda vez no país, após a viagem de 2019 durante seu mandato anterior, devido a sua impopularidade na região.

O líder americano passará duas noites em uma das residências oficiais da monarquia britânica, a cerca de 40 km de Londres, longe de uma manifestação convocada contra ele na capital. Donald Trump, de 79 anos, expressou sua satisfação antes de deixar Washington: “Dizem que o Castelo de Windsor é o máximo, então vai ser ótimo”. Na quinta-feira, último dia de sua visita, ele não viajará a Londres. Em vez disso, irá para Chequers, a cerca de 70 km da capital, para um encontro com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, na residência oficial de campo do chefe de governo.

Apesar de seu distanciamento da capital, dezenas de manifestantes com faixas anti-Trump e gritos de guerra se reuniram na terça-feira em uma rua principal próxima ao Castelo de Windsor. Além disso, o grupo “Led by Donkeys”, conhecido por suas campanhas humorísticas, conseguiu projetar imagens de Trump e do agressor sexual Jeffrey Epstein em uma torre de Windsor, conforme captado por imagens da AFPTV. A polícia confirmou quatro prisões.

O caso Epstein tem lançado uma sombra sobre a candidatura de Trump à presidência há semanas, já que o republicano foi amigo próximo do financista por um longo período antes de romper com ele. O tema também esteve na pauta de Starmer, que recentemente demitiu seu embaixador em Washington, Peter Mandelson, após a revelação de seus laços estreitos com Epstein.

Enquanto a quinta-feira está reservada para conversas econômicas e políticas com Starmer, a agenda de quarta-feira de Trump foi marcada por uma espetacular demonstração de pompa real, da qual ele é um grande admirador. Uma cerimônia militar de magnitude sem precedentes, com a presença de 1.300 membros das Forças Armadas britânicas, foi realizada sob uma segurança excepcional.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/donald-trump-e-recebido-com-pompa-pela-familia-real-no-reino-unido/