17 de setembro de 2025
Banco do nordeste disponibiliza R$ 53 milhões ao turismo no
Compartilhe:

O Maranhão conquistou um importante avanço no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O estado saiu da nota C para B, representando uma evolução significativa após dois anos consecutivos no conceito inferior. No cenário nacional, também houve melhora: da 25ª para a 23ª posição.

Critérios de avaliação

O resultado reflete o desempenho em diferentes pontos analisados pela STN:

  • Gestão da Informação: envio e manutenção dos dados no Siconfi;
  • Informações Contábeis: adequação às regras do MCASP;
  • Informações Fiscais: consistência das declarações enviadas;
  • Integração Contábil e Fiscal: cruzamento entre demonstrativos.

Neste último, o Maranhão alcançou 100% de pontuação.

A evolução no ranking é atribuída ao fortalecimento da atuação dos profissionais de Ciências Contábeis na gestão pública, além de ações como capacitação de servidores, modernização de sistemas e aprimoramento das rotinas contábeis.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, ressaltou o impacto da conquista:

“O avanço da nota do Maranhão é fruto de um trabalho sério, estruturado e contínuo, que valoriza o profissional de contabilidade e reforça nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade fiscal.”

A secretária-adjunta de Contabilidade, Fabiele Alves, também destacou a importância da nova estrutura:

“A criação da Secretaria Adjunta de Contabilidade, há dois anos, permitiu concentrar esforços no aperfeiçoamento das rotinas e na capacitação técnica da equipe. Acreditamos que essa estruturação foi determinante para avançarmos no ranking.”

Próximos passos

A Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento projeta novas metas para manter e ampliar os avanços. Entre elas estão:

  • aperfeiçoamento dos relatórios enviados ao Siconfi;
  • ampliação de capacitações técnicas;
  • integração de sistemas para maior agilidade e confiabilidade.

O objetivo é consolidar a nota B e buscar novos avanços nos próximos anos, garantindo informações contábeis e fiscais cada vez mais precisas, consistentes e transparentes.

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/maranhao-sobe-de-nota-no-ranking-do-tesouro-nacional-e-alcanca-conceito-b-em-informacoes-contabeis-e-fiscais/