18 de setembro de 2025
BC mantém Selic em 15% e reforça vigilância sobre riscos
Compartilhe:

O Banco Central decidiu nesta terça-feira (17) manter a taxa Selic em 15% ao ano, confirmando as projeções de analistas. Apesar da desaceleração da inflação e da queda nas estimativas para os próximos meses, a autoridade monetária afirmou que seguirá atenta para garantir que os preços voltem ao centro da meta.

Ciclo de altas chegou ao fim em junho
Na reunião de junho, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa de 14,75% para 15% e, desde então, manteve esse patamar. Em nove meses, o BC acumulou um ciclo de alta de 4,5 pontos percentuais, movimento considerado suficiente, por ora, para conter as pressões inflacionárias.

Riscos internacionais influenciam cautela
No comunicado, o BC destacou os efeitos do pacote de tarifas comerciais anunciadas pelos Estados Unidos contra o Brasil. Segundo a instituição, esses fatores, somados às incertezas sobre a política fiscal doméstica, exigem prudência na condução da política monetária e na avaliação do impacto sobre os ativos financeiros.

Mensagem ao mercado
A nota do Comitê reafirma a estratégia de observar “se a manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta”. O tom reforça a intenção de manter a Selic estável por mais tempo, sem descartar novos ajustes caso o cenário piore.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/bc-mantem-selic-em-15-e-reforca-vigilancia-sobre-riscos-externos/