
O Convento das Mercês será palco, neste fim de semana (19 e 20 de setembro), do I Ciclo de Formação do Projeto-Piloto do Programa Empodera+. A iniciativa é do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
O programa tem como meta ampliar o acesso da população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade a oportunidades de trabalho, educação e geração de renda. A proposta é fortalecer políticas públicas inclusivas e estimular estratégias de inserção socioprodutiva.
A programação inclui palestras e oficinas voltadas para capacitação em ferramentas digitais, elaboração de currículos, organização financeira e inserção no mercado de trabalho. O evento também contará com escuta presencial de participantes do interior do estado, visando a elaboração dos Planos Individuais de Atendimento (PIA).
A secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Lilia Raquel, destacou que a ação busca efetivar direitos. “O Empodera+ nasce como uma resposta concreta à luta por igualdade de oportunidades para a população LGBTQIA+. Estamos construindo, junto com o Governo Federal, um caminho de dignidade, autonomia e cidadania, que valoriza as potencialidades dessas pessoas e abre portas para um futuro mais justo”, afirmou.
Para o coordenador da política de promoção dos direitos da população LGBTQIA+ da Sedihpop, Ricardo Lima, o encontro marca um avanço importante. “É o início de uma política que dialoga diretamente com as necessidades da comunidade LGBTQIA+, oferecendo não apenas capacitação, mas também ferramentas para que cada beneficiário conquiste sua independência econômica e social.”
Programação
Sexta-feira (19/09)
08h – Credenciamento
08h30 – Abertura com a fala da secretária
09h – Apresentação da equipe técnica
09h30 – Apresentação das fases do Projeto-Piloto Empodera+
10h10 – Apresentação de oportunidades (cursos, programas e parcerias)
10h30 – Perguntas e respostas
14h às 17h – Palestra: A importância da qualificação para a inclusão no mercado de trabalho (parceria com Sebrae)
Sábado (20/09)
09h às 10h30 – Capacitação em sistema Gov. e assinatura digital
10h30 às 12h – Oficina: elaboração de currículo e estratégias de apresentação em redes sociais
14h às 17h – Capacitação em organização financeira pessoal
Serviço
O quê: I Ciclo de Formação do Projeto-Piloto do Programa Empodera+
Quando: 19 e 20 de setembro
Onde: Convento das Mercês
Porta-vozes: Lília Raquel de Negreiros (Secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular) e Ricardo Lima (coordenador da política de promoção dos direitos da população LGBTQIA+).
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/09/programa-empodera-inicia-ciclo-de-formacao-em-sao-luis-com-foco-em-inclusao-e-cidadania/