
Na manhã desta quinta-feira (18), a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) teve um confronto direto com o relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). O episódio ocorreu após a parlamentar reivindicar maior respeito às mulheres que integram a comissão, em resposta a declarações do advogado Nelson Willians, que prestava depoimento.
Durante sua fala, Eliziane cobrou “tratamento igualitário”. Gaspar retrucou afirmando que não havia cometido desrespeito e trouxe à tona a possibilidade de convocação da irmã da senadora, atual superintendente federal de Pesca e Aquicultura no Maranhão.
“Quero dizer que isso não é um circo. A senhora me respeite. Eu não tratei mal ninguém. […] A senhora está preocupada com a sua irmã ser convocada. Não se preocupe”, declarou o relator.
A afirmação desencadeou uma reação imediata da senadora: “Ah, tigrão pra cima de mim agora é? Me respeite, senhor deputado. Você pensa que está falando com quem? Veja como o relator age: quando é com uma deputada fala desse jeito, mas quando é com um homem mostra educação”.
Diante da troca de acusações, o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), ordenou que os trechos mais exaltados fossem retirados da ata oficial da sessão.
Ainda assim, Eliziane voltou a se posicionar em defesa da irmã: “Se eu fico calada, passa a impressão de que eu ou minha irmã devemos algo. Ela é superintendente da Pesca no Maranhão há cerca de dois anos e não existe sobre ela qualquer investigação ou suspeita. […] O que o relator fez foi uma ilação leviana. Ao assumir o cargo, minha irmã procurou os órgãos de fiscalização e controle”, argumentou.
Para a senadora, a colocação de Gaspar configurou uma ameaça.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/eliziane-gama-entra-em-embate-com-relator-da-cpmi-do-inss/