
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) esteve nesta sexta-feira (19) no presídio de Rebibbia, em Roma, para visitar a deputada Carla Zambelli (PL-SP), detida na Itália desde o fim de julho. Ele estava acompanhado dos senadores Damares Alves (Republicanos-DF), Eduardo Girão (Novo-CE), Magno Malta (PL-ES) e do deputado Cabo Gilberto (PL-PB). A informação foi divulgada pelo UOL.
Após o encontro, que durou cerca de duas horas, o grupo defendeu que Zambelli cumpra a pena em prisão domiciliar na Itália, sem ser extraditada para o Brasil. “Faço um apelo ao ministro da Justiça italiano para que, assim como o presidente Bolsonaro atendeu a um pleito da nação italiana devolvendo o terrorista Cesare Battisti, deixe a Carla em prisão domiciliar aqui na Itália”, disse Flávio Bolsonaro.
Processo de extradição em andamento
Zambelli está presa em regime fechado enquanto a Justiça italiana analisa o processo de extradição. Em agosto, a Corte de Apelação de Roma rejeitou o pedido da defesa para que ela aguardasse o julgamento em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. Os magistrados consideraram que a saúde da deputada é compatível com o cárcere e apontaram risco de nova fuga.
O próximo passo será o parecer do Ministério Público de Roma. A partir daí, a Corte de Apelação deverá marcar uma audiência para decidir se há requisitos para enviar a congressista de volta ao Brasil. A decisão de primeira instância é esperada para o fim de outubro. Caso haja recursos, eles serão analisados pela Corte de Cassação, que pode levar até quatro meses para concluir a análise. Só depois o governo italiano terá 45 dias para dar a palavra final.
Fugindo de condenação no Brasil
A parlamentar chegou à Itália em junho, após fugir do Brasil para escapar da condenação de dez anos de prisão determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Zambelli foi acusada de envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), usada para emitir um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. Ela nega as acusações e se diz vítima de perseguição política.
Depois de quase dois meses foragida, a deputada foi presa no fim de julho. A visita de Flávio Bolsonaro e dos aliados ocorre em meio à expectativa de decisões judiciais que definirão se a congressista retornará ao Brasil ou se poderá permanecer na Itália.
Agenda política na Itália
A comitiva de parlamentares de direita também cumpre agenda política no país europeu. Neste sábado (20), eles devem se reunir com um grupo de brasileiros em um hotel de Roma. No domingo, Flávio Bolsonaro participará, no norte da Itália, de um evento anual da Liga, partido do vice-premiê Matteo Salvini, que deve reunir expoentes da ultradireita europeia, como o francês Jordan Bardella, herdeiro político de Marine Le Pen.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/flavio-bolsonaro-e-outros-senadores-visitam-carla-zambelli-em-prisao-na-italia-e-criticam-extradicao/