
Pesquisadores do Maranhão têm até 29 de setembro para se inscrever no edital do Prêmio Fapema 2025, que celebra 20 anos de reconhecimento da ciência e inovação no estado. Com o tema “Inovando o presente, construindo o futuro do Maranhão”, o prêmio valoriza aqueles que transformam conhecimento em soluções reais para a sociedade. Serão destinados R$ 300 mil em recursos financeiros, provenientes do Governo do Estado, para valorizar e reconhecer o talento da ciência maranhense.
O edital completo está disponível no site da Fapema com todas as informações sobre categorias, prazos e critérios de inscrição. Podem participar pesquisadores juniores, jovens cientistas, mestres, doutores, pesquisadores seniores, comunicadores científicos, extensionistas e inovadores tecnológicos.
“Nesta edição queremos destacar ainda mais a importância da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento do Maranhão”, afirma Nordman Wall, presidente da Fapema. Ele acrescenta que, além de premiar talentos consolidados, a premiação busca inspirar jovens pesquisadores e aproximar a ciência da sociedade.
O Prêmio Fapema traz duas novidades nesta edição: A categoria Empreendedorismo, voltada para empresas consolidadas ou startups com soluções inovadoras de impacto econômico, social ou ambiental; e a categoria comemorativa Pesquisador(a) Destaque Fapema 20 anos. Além disso, a premiação aproxima a comunidade científica do público por meio da categoria Popvídeo Ciências, que valoriza vídeos curtos que explicam pesquisas de forma criativa.
Ao todo, serão premiados 64 pesquisadores em 10 categorias. São elas:
- Pesquisador Júnior: Estudantes do ensino médio ou técnico, com pesquisa ou extensão concluída entre agosto de 2023 e julho de 2025;
- Jovem Cientista: Estudantes de graduação do Maranhão;
- Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado: Melhores trabalhos defendidos no mesmo período;
- Pesquisador Sênior: Professores e pesquisadores com mais de 10 anos de trajetória acadêmica nas áreas de ciências agrárias, biológicas, exatas e engenharias, humanas e sociais, saúde, linguística, letras e artes;
- Comunicação Científica: Graduandos que divulgaram ciência e tecnologia no estado;
- Inovação Tecnológica: Inventores com projetos protegidos e em fase de aplicação;
- Empreendedorismo: Empresas e startups com soluções inovadoras de impacto;
- Pesquisador Destaque Fapema 20 anos: Pesquisadores com trajetórias marcantes em projetos da Fapema;
- Popvídeo Ciências: Vídeos de até três minutos que sintetizam pesquisas de bolsistas Fapema.
Sobre o prêmio
Criado em 2005, o Prêmio Fapema é conhecido como o “Oscar da Ciência Maranhense”. Ao longo de 20 anos, a premiação consolidou-se como referência em incentivo à pesquisa, fortalecendo o desenvolvimento acadêmico e tecnológico no estado.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/ciencia/2025/09/premio-fapema-2025-inscricoes-abertas-ate-29-de-setembro/