
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (19/9) que o custo do visto de trabalho H-1B passará a ser de 100 mil dólares (cerca de R$ 532 mil). O documento é voltado para trabalhadores estrangeiros com qualificações específicas e é amplamente utilizado no setor de tecnologia.
Um alto funcionário da Casa Branca confirmou a medida, inicialmente revelada pela agência Bloomberg. Criados para permitir a entrada de profissionais especializados — como cientistas, engenheiros e programadores —, os vistos H-1B têm duração inicial de três anos e podem ser prorrogados por até seis anos, desde que o estrangeiro seja patrocinado por um empregador norte-americano.
Desde o seu primeiro mandato, Trump tem sinalizado que pretende restringir o uso dos vistos H-1B, sob o argumento de priorizar trabalhadores americanos. O novo valor se soma ao conjunto de medidas de endurecimento migratório adotadas pelo governo, que também conduz deportações em massa de imigrantes em situação irregular.
Dados oficiais mostram que o número de pedidos de H-1B cresceu nos últimos anos, chegando a um pico de aprovações em 2022, durante a gestão do ex-presidente Joe Biden. Em 2024, foram aprovados cerca de 400 mil vistos, dois terços deles de renovações. Em contrapartida, o maior índice de recusas ocorreu em 2018, no primeiro mandato de Trump.
Atualmente, três quartos dos solicitantes aprovados para o visto H-1B são originários da Índia, o que reforça a relevância desse mecanismo de imigração para profissionais do país asiático.
Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/trump-eleva-para-mais-de-r-500-mil-taxa-do-visto-para-trabalhadores-especializados/