23 de setembro de 2025
Cidade de Itapecuru firmam parceria inovadora com empresa chinesa
Compartilhe:

Pela primeira vez, a cidade centenária de Itapecuru Mirim terá um empreendimento em parceria com empresa Chinesa. Considerado uma grande oportunidade social, e econômica na região, a ideia inovadora é da vereadora de primeiro mandato, professora Cláudia.

Segundo a parlamentar, a proposta deverá alavancar o empreendedorismo direto e indireto na cidade e região, com a geração de emprego e renda, com foco na valorização das comunidades rurais através da agricultura familiar.

Ela explica que a cidade é centenária e nunca teve uma atividade dessa magnitude no campo internacional, por meio da Confederação Nacional da Agricultura Familiar (CONAF).

“Com o proposito de ver minha cidade inserida no processo do desenvolvimento local e sustentável, eu procurei a confederação, para juntas fazermos um projeto visando a geração de empregos e renda, de acordo com a realidade da nossa cidade e região. E como a instituição vem realizando esse trabalho de aproximar parcerias fora do Estado, ou até mesmo fora do país, iniciamos tratativas para podermos desenvolver uma atividade em Itapecuru”, explica.

A presidente da CONFAF, Sandra Aguiar, destacou que a parceria vai permitir um grande desenvolvimento econômico sustentável na região.

“A ideia é promissora e o melhor de tudo foi que os chineses estão interessados. Oferecemos a implantação do projeto em assentamentos e comunidades rurais, com não só esse seguimento do frango, produto altamente requisitado lá na China”

Diante da oferta diferenciada na produção que envolve a agricultura familiar, a proposta despertou ainda mais interesse por parte dos investidores.

A representante da empresa chinesa, Kichein, afirma que esta pretende investir mais de R$ 100 milhões no empreendimento local, e região, de modo que toda a produção seja absorvida, com a estimativa da produção de 1 milhão de frangos por mês.

A população da China é hoje um da maiores consumidora de frango. De acordo com o planejamento inicial, serão construídos galpões aviários nos quatro municípios, também gerando mão de obra nas cidades vizinhas.

Sandra Aguiar menciona que está previsto para junho de 2026 o início da operacionalização de criação e abate e fábrica de ração. Além disso, também já existem outras iniciativas sendo tratadas com a governança da China para executar atividades no Maranhão, dentre elas na cadeia produtiva do babaçu.

Fonte: https://oimparcial.com.br/negocios/2025/09/cidade-de-itapecuru-firma-parceria-inovadora-com-empresa-chinesa/