
O CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado no Maranhão, em São Luís na sexta-feira (26) e em São José de Ribamar no sábado (27), a partir das 18h, com várias atividades para todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens socioambientais e os filmes “Moana 2” e “Arca de Noé”. A entrada é livre, não precisa de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.
“O CineSolar atua com o desejo de democratizar o acesso ao cinema e à cultura, para pessoas que, muitas vezes, não têm essa oportunidade. Mais do que exibir filmes, queremos oferecer uma vivência que une arte, educação e sustentabilidade, despertando a imaginação e mostrando que a cultura pode – e deve – chegar a todos, em qualquer lugar. E, nesse ano de 2025, a ideia é fomentar nossas ações em atividades que atuem em consonância com a COP 30”, afirma Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
Além das sessões de cinema, São Luís (IEMA) e São José de Ribamar (Projeto Arte Educa) também recebem a Oficinema Solar on-line, que tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre as questões ambientais, introduzindo aspectos básicos da linguagem audiovisual com a técnica de animação em stop motion. Com celular e tablet, as crianças e jovens constroem coletivamente a história, protagonizam e roteirizam um curta, que é exibido na sessão de cinema à noite para toda a população.
O CineSolar
Lançado pela Brazucah Produções, há 12 anos o CineSolar – o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar – transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou 2730 sessões e 780 oficinas para mais de 397 mil pessoas de 890 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, já percorreu mais de 350 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais, principalmente as nacionais, promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
O CineSolar realiza compensação de 55 toneladas CO2e, em parceria com a Ecooar, através do plantio de árvores e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas, em áreas de preservação permanente, no município de Garça/SP. E também promove ações em conjunto com a Unesco no Brasil e a Universidade Internacional da Paz.
O projeto integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, e conta com a parceria solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, da EnergySeg Engenharia e da Ecori Energia Solar. Saiba mais em: linktr.ee/cine.solar.
Programação
São Luís
Sessões de Cinema
(filmes com recursos de acessibilidade)
Data: sexta-feira (26/09)
Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens
19h – 2ª sessão: ‘Arca de Noé’
Entrada: livre – não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: IEMA UV Estaleiro Escola Luiz Phelipe Andrés (Sítio Tamancão) – Rua do Apicum, R. Tamancão, 6-198 – São Luís/MA
São José de Ribamar
Sessões de Cinema
(filmes com recursos de acessibilidade)
Data: sábado (27/09)
Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens
19h – 2ª sessão: ‘Moana 2’
Entrada: livre – não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: Na rua do antigo Bar do Joca – Rua Petrópolis – Parque Araçagy – São José de Ribamar/MA
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/projeto-oferece-sessoes-de-cinema-movido-a-energia-solar-em-sao-luis-e-sao-jose-de-ribamar/