
O ministro Flávio Dino foi eleito nesta terça-feira, 23, como presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele assume o cargo em 1º de outubro, substituindo o atual presidente, Cristiano Zanin, e cumprirá um mandato de um ano. A eleição seguiu o regimento interno da Corte, que estabelece um sistema de rodízio para o posto. A Primeira Turma do STF é composta por Flávio Dino, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Como novo presidente, Dino será responsável por definir as datas de julgamento dos réus envolvidos na trama golpista durante o governo de Jair Bolsonaro. Até o momento, apenas o primeiro grupo de réus, que inclui o ex-presidente e outras sete pessoas, foi condenado. Ainda neste ano, os grupos 2, 3, 4 e 5 serão julgados.
Trajetória de Flávio Dino
Formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dino foi juiz federal, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Secretário-Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ingressou na política em 2006, elegendo-se deputado federal pelo Maranhão. Presidiu a Embratur entre 2011 e 2014. Foi governador do Maranhão por dois mandatos, de 2015 a 2022. Em 2022, elegeu-se senador, mas deixou a cadeira para comandar o Ministério da Justiça no governo Lula. Dino tomou posse como ministro do Supremo em fevereiro de 2024, indicado pelo presidente Lula para a vaga deixada por Rosa Weber.
Leia também:
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/flavio-dino-e-o-novo-presidente-da-primeira-turma-do-stf/