
Foi aprovado em segunda discussão, nesta terça-feira (23), o projeto que autoriza a prefeitura a contratar um empréstimo de até R$ 882,86 milhões junto à Caixa Econômica. O contrato do valor, com garantia da União, é parte do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 2025, devendo ser direcionado para obras de urbanização na Rocinha e no Complexo do Alemão, e de prevenção de enchentes na Bacia do Rio Acari.
No Complexo do Alemão e na Rocinha, os projetos incluem urbanização de áreas remanescentes, contenção de encostas, redes de infraestrutura básica, equipamentos públicos, além de obras de mobilidade, como planos inclinados e ampliação viária. Já na bacia do Rio Acari, estão previstas canalizações e intervenções para conter enchentes em bairros como Acari, Vigário Geral e Jardim América.
Oposição critica endividamento
A oposição ao prefeito critica os pedidos sucessivos de empréstimos na Casa. A turma aponta que já foram oito solicitações somente neste ano, passando dos R$ 5 bilhões.
A bancada psolista foi na contramão dos votos contrários. Monica Benício (Psol) foi a tribuna justificar, como na primeira aprovação, que a decisão é pelo caráter social da matéria, mas que vai ficar de olho na aplicação dos recursos.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/camara-do-rio-autoriza-emprestimo-de-r-882-milhoes-para-prefeitura/