24 de setembro de 2025
Compartilhe:
Fotos: Ascom HUT

Colaboradores, gestores do Hospital de Urgência de Teresina (HUT)e representantes da Central Estadual de Transplantes do Piauí participaram hoje (23) do dia D de sensibilização sobre doação de órgãos. O evento foi organizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), que coordena as captações dentro do hospital.

Com o tema “Seja a Extensão de Outras Vidas” o HUT busca unir forças, divulgar informações e conscientizar colaboradores e a população sobre a importância de doar órgãos. Para a presidente da CIHDOTT do HUT, Milena Cantuária, doar órgãos é salvar vidas, e o que queremos é que todos vivam muito e possam também ser doadores, pois divulgar informações faz toda a diferença.

O HUT é atualmente o maior doador de múltiplos órgãos do Piauí, responsável por 77,1% das doações. Somente entre janeiro e agosto deste ano, foram registradas 27 captações efetivas de múltiplos órgãos, contra 21 no mesmo período do ano passado. Entre os órgãos doados pelo HUT em 2025 estão: 56 córneas, 20 fígados e 50 rins. Os dados refletem o impacto crescente da atuação do HUT.

A coordenadora da CIHDOTT no HUT explica que a equipe multiprofissional tem intensificado o acolhimento aos familiares, mesmo em momentos de dor, mostrando que a doação pode significar a continuação da vida para outras pessoas. Com esse trabalho, o índice de aceitação de doação no hospital subiu para 46,54%, ou seja, quase metade das famílias abordadas autorizaram a doação.

Foto: Ascom HUT

“A doação de órgãos não é somente um ato de generosidade mas também pode ser um ato de esperança para outros”, diz Aranucha Brito, diretora geral do HUT, reforçando a importância da doação. “Trabalhamos cada vez mais para sensibilizar os familiares de pacientes para a importância da doação já que somos o maior captador do Piauí. O que queremos é devolver a esperança e ajudar a salvar a vida de milhares de pessoas que estão na fila de transplante”, explica a diretora do HUT.

O Piauí possui hoje mais de 900 pacientes na fila de transplante até a data de hoje (23), segundo dados da Central Estadual de Transplantes do Piauí. O tempo de espera para um transplante de córnea caiu este ano para menos de 2 anos, antes era de 6 anos.