
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para os dias 14, 15, 21 e 22 de outubro o julgamento de sete acusados na Ação Penal (AP) 2694, que investiga a tentativa de golpe de Estado de 2022. Os réus integram o chamado “Núcleo 4”, apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como responsável por operações de desinformação, voltadas a desacreditar as urnas eletrônicas e atacar autoridades e instituições democráticas.
A definição das datas foi feita pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, após solicitação do relator da ação, ministro Alexandre de Moraes. O pedido foi apresentado em razão do encerramento da fase de instrução processual, com cumprimento de diligências e entrega das alegações finais pela PGR e pelas defesas.
As sessões ocorrerão nos seguintes horários: dias 14 e 21, pela manhã (9h às 12h) e à tarde (14h às 18h); dias 15 e 22, apenas pela manhã (9h às 12h).
Réus do “Núcleo 4”
Segundo a PGR, o grupo fazia parte da engrenagem de articulação e mobilização da tentativa de golpe, por meio de estratégias de desinformação. Respondem no processo:
Ailton Gonçalves Moraes Barros, ex-major do ExércitoÂngelo Martins Denicoli, major da reserva do Exército
Giancarlo Gomes Rodrigues, subtenente do ExércitoGuilherme Marques Almeida, tenente-coronel do Exército
Reginaldo Vieira de Abreu, coronel do Exército
Marcelo Araújo Bormevet, agente da Polícia Federal
Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal
Crimes em análise
Os réus respondem por crimes como:
tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
tentativa de golpe de Estado
participação em organização criminosa armada
dano qualificadodeterioração de patrimônio tombado
A PGR aponta que o “Núcleo 4” atuava como braço estratégico da trama golpista, com foco em minar a confiança da população no sistema eleitoral e legitimar ações contra a ordem democrática.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/stf-marca-julgamento-de-sete-reus-do-nucleo-4-por-tentativa-de-golpe-de-estado/