A executiva nacional do União Brasil confirmou sua decisão de destituir o deputado Luciano Bivar (PE) da presidência do partido. A medida já havia sido tomada de maneira temporária no fim de março e foi agora oficializada em reunião realizada recentemente.
Bivar, que foi o fundador e líder do PSL por muitos anos, foi o primeiro presidente do União Brasil, partido formado em 2021 a partir da fusão do DEM com o PSL. Apesar da resistência por parte de políticos do antigo DEM, Bivar buscava manter-se no comando do partido e contestava a eleição de Antônio Rueda para liderar o União.
A relatoria desse caso ficou a cargo da senadora Professora Dorinha Seabra Rezende (TO), que também optou por não expulsar Bivar do partido, uma decisão que foi apoiada pela diretoria do União.
Rueda chegou a levantar suspeitas de que sua casa de praia em Pernambuco, assim como a de sua irmã, que é tesoureira do partido, poderiam ter sido alvo de um incêndio criminoso supostamente ordenado por Bivar. Esse caso está sendo investigado pela Polícia Federal, embora o ex-presidente do partido tenha descartado as acusações como meras conjecturas.
A nova liderança nacional do União Brasil está programada para assumir suas funções em junho. Além de Rueda na presidência, o partido terá ACM Neto como vice-presidente e o senador Davi Alcolumbre (AP) como secretário-geral.
Rueda, que era vice-presidente do União Brasil durante a gestão de Bivar, assumiu a presidência do partido devido ao impedimento deste, e antes do prazo estabelecido, que seria em junho.
Com informações de O Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/executiva-nacional-do-uniao-brasil-afasta-em-carater-definitivo-deputado-luciano-bivar-da-presidencia-do-partido/