
Em 2025, o festejo de São Francisco de Assis ocorre entre 25 de setembro e 4 de outubro, com eventos religiosos e comunitários para os devotos em várias paróquias da capital e do estado. O festejo é um evento de união, fé e tradição para a comunidade local e uma oportunidade para o fortalecimento dos laços comunitários e espirituais, sendo o dia 4 de outubro, o ápice da celebração.
A Festividade em São Luís
A Igreja Católica se mobiliza no mundo inteiro em prol da celebração de São Francisco de Assis. Na capital ludovicense, o festejo também é sinônimo de revigoramento da fé. Acompanhe a programação:
Paróquia São Francisco de Assis
Nesta quinta-feira (25), a paróquia, localizada no bairro São Francisco, na Avenida Castelo Branco, dá seguimento a uma programação fervorosa que vai até o dia 4 de outubro.
“Inspirados na Porciúncula, berço da fraternidade franciscana, seguimos o exemplo de São Francisco de Assis, homem simples e cheio de amor a Deus, que nos ensinou a viver a fé com humildade, alegria e entrega. Nele, encontramos o testemunho vivo de que é possível semear paz, esperança e fraternidade no mundo. Unidos pela fé, renovamos nossa esperança e caminhamos juntos, ancorados no Evangelho, rumo ao coração de Deus.”, louva a organização da paróquia.
Veja o que acontece hoje:
- 19h30 – Santa Missa | Celebrante: Frei Alessandro Rodrigues da Silva
Paróquia São Francisco e Santa Clara
A comunidade católica, localizada no Habitacional Turu, começa sua celebração nessa sexta-feira (26).
- 6h – Alvorada Franciscana no pátio da Igreja Matriz
- 19h30 – Missa | Celebrante: Pe. Meireles
Capela São Francisco de Assis – Pão de Açúcar
Com o tema: “São Francisco de Assis ensinai-nos a ser peregrinos de esperança”, a Paróquia de Santa Ana começa o festejo hoje, na Capela São Francisco de Assis.
- 18h30 – Adoração e Novena
- 19h30 – Santa Missa
Breve história: encontro e caminhos até a santidade
Filho de Pietro Bernardone, um rico comerciante de tecidos, e Dona Pica Bernardone, Francisco foi inicialmente batizado com o nome de João (Giovanni). Mas quando seu pai voltou de uma viagem à França, mudou de ideia e resolveu trocar o nome do filho para Francisco, prestando uma homenagem àquela terra.
Inicialmente, o santo viveu uma vida de luxos e privilégios. Mas em um momento de busca pela glória que as guerras da época rendiam, Francisco foi preso. Então, uma experiência com o divino lhe colocou na trilha da devoção espiritual; uma história que comoveu milhões de fiéis através do tempo e que ainda sensibiliza quem reverencia o santo católico, hoje.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/festejo-de-sao-francisco-de-assis-mobiliza-fieis-em-sao-luis-acompanhe-o-calendario-religioso/