26 de setembro de 2025
Deputados do Psol denunciam prefeitura do Rio ao Ministério Público
Compartilhe:

Os deputados Tarcísio Motta (federal) e Professor Josemar (estadual), ambos do Psol, protocolaram na quinta-feira (26) uma denúncia no Ministério Público do Rio de Janeiro contra a prefeitura, em razão do episódio ocorrido no dia 7 de setembro, durante a desocupação de um prédio ocupado por famílias sem-teto no Centro da cidade.

Segundo os parlamentares, eles foram agredidos enquanto exerciam sua função de fiscalização. “Fomos ao local para exercer nosso papel de fiscalização e defesa dos direitos da população, mas fomos empurrados, atingidos com spray de pimenta e impedidos de acompanhar a ação de forma segura”, relataram.

Ação conjunta das forças de segurança

No último dia 7, agentes do Batalhão de Choque da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) cumpriram ordem de despejo a pedido do prefeito Eduardo Paes e do governador Cláudio Castro.

A ação terminou em confronto, com disparo de bombas de efeito moral, agressões e a prisão de uma pessoa. Outras duas ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital Souza Aguiar.

Durante a operação, Motta e Josemar afirmam que também foram atingidos, o que motivou a denúncia apresentada ao MP. O imóvel desocupado, localizado na Avenida Venezuela, havia sido ocupado por integrantes do Movimento de Luta por Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

De acordo com a prefeitura, o prédio está destinado ao futuro Centro Cultural Rio África, projeto anunciado em 2024 para valorizar a ancestralidade afro-diaspórica no entorno do Cais do Valongo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputados-do-psol-denunciam-prefeitura-do-rio-ao-ministerio-publico/